Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova preside a Comissão da Cultura de uma Rede Europeia

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova assumiu recentemente em Estrasburgo a presidência da comissão da Cultura do Club de Estrasburgo, uma associação que reúne 66 localidades europeias de 29 países.

  • Europa
  • Publicado: 2015-11-23 15:14
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova assumiu recentemente em Estrasburgo a presidência da comissão da Cultura do Club de Estrasburgo, uma associação que reúne 66 localidades europeias de 29 países.

Na 13ª reunião anual do Club de Estrasburgo, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, realizou uma apresentação sobre as potencialidades do concelho, o dinamismo do Geopark Naturtejo e os vários projetos económicos e culturais da região, referindo exemplos como a candidatura à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, no âmbito da Música, o Boom Festival, o Festival Internacional de Músicas Antigas Fora do Lugar, o Festival Salva a Terra, entre outros.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, Idanha-a-Nova é a única localidade portuguesa membro do Club de Estrasburgo, tendo sido convidada a integrar esta associação devido ao seu dinamismo cultural e à riqueza do património etnográfico, traduzidos numa oferta de excelência de eventos culturais.

Com a liderança da comissão da Cultura, o Município de Idanha-a-Nova irá ter um papel ativo em iniciativas de cooperação, no fomento de intercâmbios, na implementação de projetos conjuntos e na exploração de oportunidades que possam surgir da União Europeia.

A comissão da Cultura do Club de Estrasburgo deverá reunir-se no próximo ano em Idanha-a-Nova. Para além desta comissão, o Club de Estrasburgo integra outras linhas de intervenção, nomeadamente nas áreas da educação, do social e da economia verde.

A primeira parte da reunião desta organização que trabalha temas relacionados com políticas de desenvolvimento e a promoção dos direitos humanos foi, em grande medida, consagrada aos acontecimentos que tiveram lugar em Paris e à questão do acolhimento de refugiados na Europa.

As questões do ambiente e a importância da economia verde, assim como a necessidade de desenvolver laços e estabelecer pontes entre a juventude europeia, foram outros temas da agenda.