Nova nota de 20€ entra em circulação esta quarta-feira

À semelhança das notas de cinco e dez euros, a nota de 20 euros vai também sofrer alterações. A nova nota de 20 euros é a terceira da série “Europa” e incluirá elementos de segurança melhorados.

  • Europa
  • Publicado: 2015-11-25 06:25
  • Autor: Patrícia Calado

À semelhança das notas de cinco e dez euros, a nota de 20 euros vai também sofrer alterações. A nova nota de 20 euros é a terceira da série “Europa” e incluirá elementos de segurança melhorados.

A partir desta quarta-feira, entrará em circulação, em Portugal e nos outros países da área do euro, uma nova nota de 20 euros. As notas desta série têm novos elementos de segurança, que as tornam ainda mais seguras e mais resistentes à contrafação.

Apesar da entrada em circulação da nova nota, os cidadãos podem continuar a utilizar a nota de 20 euros da primeira série, sem restrições. No entanto, quem quiser trocar as notas pode fazê-lo em qualquer balcão de um banco ou numa tesouraria do Banco de Portugal. É de salientar que ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária.

Recorde-se que a primeira nota da série “Europa” a entrar em circulação foi a nota de 5 euros, a 2 de maio de 2013, seguida da nota de 10 euros, a 23 de setembro de 2014.

 

Conheça as diferenças da nova e da antiga nota

A palavra “euro” encontra-se escrita em carateres do alfabeto latino (EURO) e grego (EYPΩ), bem como em cirílico (EBPO), em resultado da adesão da Bulgária à União Europeia em 2007. Na nota de 20 euros da primeira série, apenas tinha a palavra “euros” escrita em alfabeto latino e grego.

Nesta nova versão, as iniciais do Banco Central Europeu são apresentadas em nove variantes linguísticas (BCE ECB ЕЦБ EZB EKP EKT EKB BĊE EBC), em virtude do alargamento da União Europeia em 2004 e 2007.

A nota de 20 euros da série “Europa”, como as notas de 5 e 10, apresentam mais elementos de segurança de forma a combater a fraude. Observando a nota contra a luz, a janela na parte superior da banda holográfica torna-se transparente e revela um retrato de Europa, que é visível na frente e no verso da nota. Quando se inclina a nota, a janela exibe também linhas multicolores em redor dos algarismos representativos do valor da nota. No verso da nota, apresenta múltiplos algarismos representativos do valor da nota multicolores.

Outra diferença encontra-se no filete de segurança das novas notas, em que se vê o símbolo do euro (€), ao passo que no filete das notas da primeira série figura a palavra “EURO”. À marca de água foi acrescentado um retrato de Europa (uma figura mitológica grega).

As diferenças são também notórias ao tocar na nota, já que, a tinta é mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão representativos do valor da nota. Nas margens esquerda e direita da frente da nota, figuram pequenas linhas impressas em relevo.