Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Geopark Naturtejo da UNESCO presente na FITUR, em Madrid

O Geopark Naturtejo esteve mais uma vez presente na FITUR, em Madrid, naquela que é uma das maiores feiras de turismo do mundo, coordenando o stand dos Geoparques UNESCO. 

  • Europa
  • Publicado: 2016-01-26 07:31
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Geopark Naturtejo esteve mais uma vez presente na FITUR, em Madrid, naquela que é uma das maiores feiras de turismo do mundo, coordenando o stand dos Geoparques UNESCO.

Tal como no ano anterior, esta participação decorreu em parceria com o Geoparque Villuercas-Ibores-Jara (Cáceres, Extremadura) e a sua associação empresarial, Geovilluercas. Os dois geoparques representaram os 120 geoparques espalhados por  33 países do mundo, divulgando o recém criado programa Geoparques Globais da UNESCO.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital, foram apresentadas os novos programas turísticos para o mercado espanhol, as Rotas pelo Geopark, com programas temáticos, desenvolvidos em conjunto com os seus associados e parceiros, que se dividem pelos segmentos História e Património, Natureza, Desporto e Aventura, Bem-Estar e Cultura. Estas Rotas distribuem-se pelos setes municípios do geoparque, incluindo novas experiências turísticas , alojamento e restauração que aproveitam todas as potencialidades deste território de inovação, que se tem vindo a afirmar pela oferta diferenciadora que proporciona aos turistas, que “mergulham” em 600 milhões de anos de história da Terra e evolução da vida.

Durante cinco dias o stand Geoparques UNESCO foi palco de inúmeros contactos e reuniões com empresas e operadores, tenho recebido as visitas da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, da Presidente da Diputación de Cáceres, Rosario Cordero,do Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, da Presidente da CCDR Centro, Ana Abrunhosa, assim como representantes de diversos países como China ou Brasil.

Durante o certame decorreram várias degustações de produtos regionais de provas de vinho e licores, não faltando geoprodutos do Geopark Naturtejo como o geovinho Súbito e os doces sabores que a cake designer Raquel Ramos da Geocakes apresentou. As iguarias e aromas autênticos foram trazidos pelas mãos do reconhecido chef Mário Ramos.

O Geopark Naturtejo, representado Armindo Jacinto, participou na apresentação do Geopark Villuercas, no stand da Extremadura, em conjunto com a Presidente da Diputación de Cáceres, do Conselheiro de Economia da Junta da Extremadura, do Coordenador do Comité Espanhol de Geoparques e do Presidente da  APRODERVI , entidade gestora do Geopark Villuercas.

Em Março, o Geopark Naturtejo da UNESCO irá marcar presença na BTL, em Lisboa, com uma grande aposta na promoção do património natural e as paisagens culturais do território, assim como dos seus parceiros e na ITB, em Berlim, irá apresentar-se conjuntamente com outros geoparques e um Sítio Património da Humanidade, na promoção do destino GEOPARQUE.