Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Região Centro quer Alentejo e Extremadura na Macro Região do Sudoeste Europeu

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou hoje um repto às regiões do Alentejo e da Extremadura espanhola para se associarem à região Centro e integrarem a Macro Região do Sudoeste Europeu (RESOE).

  • Europa
  • Publicado: 2016-05-11 15:27
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) lançou hoje um repto às regiões do Alentejo e da Extremadura espanhola para se associarem à região Centro e integrarem a Macro Região do Sudoeste Europeu (RESOE).

"A CCDRC integra desde 2014 a RESOE. Fazemos um convite à Extremadura [espanhola] e ao Alentejo para que se juntem neste caminho e que partilhem os projetos que estamos a desenvolver", disse Ana Abrunhosa.

A RESOE é um espaço de cooperação macrorregional ao nível do Sudoeste Europeu, focalizado sobre temáticas relevantes para as regiões envolvidas, como sejam os setores industriais determinantes para o crescimento e competitividade regional, os desafios demográficos associados à baixa densidade, o património e a cultura do Sudoeste Europeu, entre outros.

Ana Abrunhosa falava durante as comemorações do Dia da Europa na eurorregião EURORACE que integra a região Centro, Alentejo e Extremadura e que decorreram hoje em Castelo Branco, a bordo do barco Tejo.

A presidente da CCDRC explicou que a escolha para as comemorações recaiu no Parque Natural do Tejo Internacional (PNTI), uma vez que este representa "o conjugar de esforços" das três regiões.

"O momento é de grandes desafios e justifica-se ainda mais conjugar esforços à volta daquilo que nos une", disse.

Esta responsável sublinhou ainda que 30 anos após a adesão formal de Portugal e de Espanha à União Europeia (UE), o momento é de "repensar" os motivos que moveram os dois países no percurso europeu que considerou "inevitável".

Por último, relembrou que desde março deste ano o PNTI passou a integrar a reserva da Biosfera da UNESCO, classificação que vem acrescentar mais responsabilidades.

"Quero reconhecer o papel que os municípios da região tiveram nesta classificação, bem como a estrutura do PNTI", sublinhou.

O presidente da CCDR Alentejo, Roberto Grilo, aceitou o repto lançado por Ana Abrunhosa no sentido de integrar a RESOE: "O repto lançado [pela CCDRC] obviamente que terá uma resposta positiva do Alentejo para solidificar a nossa posição regional e ibérica".

Já o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, disse que o dia serve sobretudo para refletir sobre o que se pretende desta Europa.

O autarca referiu-se ainda ao PNTI para recordar que é preciso continuar a reforçar o investimento no parque.

O diretor-geral de Meio Ambiente da Junta da Extremadura, Pedro Barco, realçou o "grande progresso" que Espanha teve depois da integração europeia e sublinhou a cooperação existente entre as regiões transfronteiriças portuguesas e espanholas.

"A cooperação transfronteiriça é uma ferramenta fundamental e desempenhou um papel importante no desenvolvimento destes territórios", concluiu.