Plataforma apela à participação na manifestação ibérica pelo fecho de Almaraz

Associações ambientalistas e partidos políticos apelaram hoje, em Lisboa, à participação dos cidadãos na manifestação ibérica, marcada para o dia 11 deste mês, que vai reclamar, em Cáceres, Espanha, o encerramento da central nuclear de Almaraz.

  • Europa
  • Publicado: 2016-06-02 17:54
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Associações ambientalistas e partidos políticos apelaram hoje, em Lisboa, à participação dos cidadãos na manifestação ibérica, marcada para o dia 11 deste mês, que vai reclamar, em Cáceres, Espanha, o encerramento da central nuclear de Almaraz.

O apelo foi feito numa conferência de imprensa que juntou representantes da associação ambientalista Quercus, Grupo de Estudos do Ordenamento do Território e Ambiente (GEOTA), ProTejo – Movimento pelo Tejo, ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Bloco de Esquerda (BE), Partido Ecologista Os Verdes (PEV) e do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), que fazem parte da plataforma que está a organizar a participação portuguesa na manifestação ibérica.

Todas estas entidades defendem o encerramento da central de Almaraz, que, de acordo com Nuno Sequeira, da Quercus, “representa um risco acrescido de acidente nuclear”.

“A central deve ser encerrada no mais curto tempo pelo perigo que encerra. Estamos severamente preocupados que o prazo de encerramento se possa prolongar para além de 2020, quando deveria ter encerrado em 2010”, disse.

A funcionar desde o início da década de 1980, a central está situada junto ao Rio Tejo e faz fronteira com os distritos portugueses de Castelo Branco e de Portalegre, sendo Vila Velha de Ródão a primeira povoação portuguesa banhada pelo Tejo depois de o rio entrar em Portugal.

A deputada de Os Verdes Heloísa Apolónia recordou que a central está “obsoleta”. “Um dos reatores [da central nuclear de Almaraz] funciona desde 1983 e o outro desde 1984”, referiu.

Para a deputada, a manifestação servirá como “momento de pressão sobre os governos” de Portugal e Espanha.

“Esperemos que o governo português tome uma posição mais corajosa ao nível da defesa do interesse nacional e que o governo espanhol tome a decisão sobre o encerramento da central e divulgue a data de encerramento”, defendeu o representante da Quercus.

A Assembleia da República aprovou a 30 de abril duas recomendações, uma do PAN e outra do BE, ao Governo para que intervenha junto de Espanha para o encerramento da central nuclear de Almaraz, situada a 100 quilómetros da fronteira com Portugal.

De acordo com a plataforma de associações, no dia da manifestação sairão autocarros de Viseu, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre, Cartaxo e Porto. Os preços da viagem variam entre os cinco e os dez euros, havendo mesmo sítios de onde o transporte será gratuito, já que não foi necessário pagar o aluguer dos autocarros.

A manifestação está marcada para as 19:00 locais (18:00, em Lisboa), devido “ao calor”. Mas haverá atividades relacionadas com o tema desde a hora de almoço.

Os interessados em participar na manifestação ibérica podem encontrar informações no ‘site’ www.fecharalmaraz.org.