Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Curso de Optometria da UBI segue recomendações europeias

O curso de Optometria - Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior (UBI) vai sofrer algumas alterações para o próximo ano letivo, de acordo com as recomendações da European Council of Optometry and Optics (ECOO). 

  • Europa
  • Publicado: 2016-07-22 08:44
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O curso de Optometria - Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior (UBI) vai sofrer algumas alterações para o próximo ano letivo, de acordo com as recomendações da European Council of Optometry and Optics (ECOO). 

Os alunos que iniciarem os seus estudos no curso de Optometria - Ciências da Visão na UBI a partir do próximo ano letivo vão ter uma estrutura curricular diferente da atual e de acordo com a ECOO, anuncia o Jornal Online da UBI.

"Esta reestruturação curricular vem na sequência de um processo de auto avaliação promovida pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior)", explica o diretor do curso. "No final da visita da CAE (Comissão de Avaliação Externa), as recomendações foram no sentido de alterar a estrutura curricular e os respetivos conteúdos programáticos das unidades, de forma a aproximarmo-nos dos parâmetros daquilo que é praticado a nível europeu, tendo por base o Diploma Europeu de Optometria promovido pela ECOO", clarifica Francisco Brardo.

Segundo aquele responsável, "esta reestruturação e esta creditação do curso de Optometria da UBI será uma situação única a nível nacional". De resto, "depois de consolidarmos os processos, o objetivo é acreditar esta estrutura curricular junto da ECOO como uma forma também de formar e de internacionalizar o próprio curso", conta o docente.

Este organismo junta entidades de 25 países e tem no conjunto das suas missões a promoção e harmonização profissional e do sistema de formação na Europa, com base no Diploma Europeu de Optometria e Ótica. Para atingir estes objetivos, define um conjunto de pressupostos que devem fazer parte da formação universitária dos profissionais da área, tendo os responsáveis do curso seguido todas essas indicações, de acordo com Francisco Brardo.

Na sequência das recomendações, "surge também a abertura do Centro Clínico de Ciências da Visão, que inaugurámos no início do ano, onde se tentou conciliar a parte prática com o conhecimento de base", sublinha o diretor de curso. "Uma das grandes recomendações era incrementar e potencializar este centro clínico para aumentar a componente prática clínica dos alunos de Licenciatura e de Mestrado", refere Francisco Brardo. "A valência da clínica enquanto espaço também já permitiu darmos apoio a outro projeto de combate ao insucesso escolar na região do Médio Tejo", remata.