Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Clube de Estrasburgo lança apelo a partir de Monfortinho

Cerca de 25 representantes de vilas e cidades europeias reuniram a 12 de agosto nas Termas de Monfortinho, num encontro da Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo, presidida por Idanha-a-Nova.

  • Europa
  • Publicado: 2016-08-17 08:49
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Cerca de 25 representantes de vilas e cidades europeias reuniram a 12 de agosto nas Termas de Monfortinho, num encontro da Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo, presidida por Idanha-a-Nova.

Segundo o comunicado a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, na declaração conjunta emitida após o encontro, os autarcas anunciaram: “Os representantes das cidades europeias reunidos nas Termas de Monfortinho, Portugal, lançam um apelo aos dirigentes europeus para que tenham em conta o papel das cidades no desenvolvimento do projeto europeu”.

O apelo foi lido por Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, e, também, da Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo.

Os membros da Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo, que reúne 66 vilas e cidades europeias, consideram que a construção europeia deve ser feita a par com os cidadãos e que os poderes locais devem servir de ligação entre Bruxelas e os cidadãos.

Neste encontro, autarcas europeus e dirigentes políticos, incluindo a eurodeputada Ana Gomes, manifestaram também preocupação com a saída do Reino Unido da União Europeia.

O apelo será enviado ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, assim como ao presidente do Parlamento Europeu, Martin Schultz.

O documento tem ainda como destino a Cimeira a 27 a realizar em Bratislava (Eslováquia), no dia 15 de setembro, onde vão estar reunidos chefes de Estado e de Governo para debater o futuro da União Europeia.

Idanha-a-Nova, que desde 2015 preside à Comissão da Cultura do Clube de Estrasburgo, foi o município escolhido para receber este encontro que, no plano cultural, debateu o papel das indústrias criativas no desenvolvimento económico sustentável.

No final de conferência, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a aldeia histórica de Idanha-a-Velha e o Boom Festival, exemplo de sucesso nas indústrias criativas, com sede em Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música.