Penamacor: Aprovada Carta Europeia de Turismo Sustentável “Gata-Malcata Terras do Lince”

A candidatura do território da Serra da Malcata à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), dinamizada pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, foi aprovada pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (EUROPARC).

  • Europa
  • Publicado: 2016-09-30 17:09
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A candidatura do território da Serra da Malcata à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), dinamizada pelos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, foi aprovada pela Federação Europeia de Parques Nacionais e Naturais (EUROPARC).

A CETS denominada "Gata-Malcata Terras do Lince", que envolve uma vasta parceria, tem como objetivo promover a região abrangida ao nível do turismo sustentável em áreas protegidas.

"A iniciativa partiu dos municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal e contempla um vasto leque de agentes, que se mobilizaram e envolveram naquela que é a certificação que reconhece as estratégias de turismo sustentável em áreas protegidas na Europa", refere em comunicado a Territórios do Côa - Associação de Desenvolvimento Regional, com sede em Almeida.

Segundo a associação, que é responsável pela gestão, coordenação e monitorização da CETS, a candidatura foi validada "após vários meses de reuniões/fóruns, preparação do plano de ação e documento estratégico, e após visita do auditor no passado mês de maio".

Na nota hoje enviada à agência Lusa é referido que para os presidentes das três autarquias abrangidas, António Baptista Ribeiro (Almeida), António Luís Beites (Penamacor) e António Robalo (Sabugal), "este é um passo de extrema importância para a coesão territorial e para o desenvolvimento turístico" daquele território dos distritos da Guarda e de Castelo Branco.

"A cooperação e o trabalho em rede que este projeto exige para a sua sustentabilidade têm sido determinantes e espera-se que se perpetuem no tempo, pois o ‘galardão' é válido por cinco anos e após esse prazo será novamente reavaliado o trabalho", é referido.

Os autarcas "louvam" a certificação atribuída pela EUROPARC e sublinham "o apoio incondicional dos parceiros e entidades envolvidas, organizados por grupos temáticos, sendo estes os principais dinamizadores e embaixadores da região".

Do plano de ação da CETS "Gata-Malcata Terras do Lince" fazem parte vários projetos, a cargo de várias entidades, como os municípios de Almeida, Penamacor e Sabugal, a Territórios do Côa - Associação de Desenvolvimento Regional, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas/Reserva Natural da Serra da Malcata, a Associação de Municípios da Cova da Beira, a Associação Empresarial do Sabugal, Fórum Florestal - Estrutura Federativa da Floresta Portuguesa, o Instituto Politécnico da Guarda, o Turismo Centro de Portugal e a Universidade da Beira Interior.

As entidades envolvidas reconhecem que a aprovação da candidatura "representa o reconhecimento de um território de elevado potencial, onde a Natureza e a paisagem se harmonizam num diálogo profundo" com os "magníficos produtos" e a "arte de bem receber" das suas gentes.

A cerimónia de entrega dos certificados decorrerá nos dias 05 e 06 de dezembro, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, é anunciado.