Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Restaurantes de Espanha e Portugal conquistam recorde de estrelas Michelin

O diretor internacional dos guias Michelin apontou Portugal e Espanha como «dois dos destinos gastronómicos mais dinâmicos» no mundo, na apresentação da edição de 2015, que atribui um «número recorde» de estrelas a 183 restaurantes ibéricos.

  • Economia
  • Publicado: 2014-11-20 09:20
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O diretor internacional dos guias Michelin apontou Portugal e Espanha como «dois dos destinos gastronómicos mais dinâmicos» no mundo, na apresentação da edição de 2015, que atribui um «número recorde» de estrelas a 183 restaurantes ibéricos.

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2015 foi apresentado numa cerimónia que decorreu na quinta-feira à noite na cidade andaluza de Marbella, que contou com a presença de cerca de 350 pessoas, entre chefes de cozinha, representantes de entidades oficiais espanholas e empresários, sob forte cobertura mediática.

Michael Ellis, responsável internacional dos guias, - considerados uma referência mundial na classificação de restaurantes -, destacou que «a nível gastronómico, Portugal e Espanha são dos destinos mais dinâmicos e mais interessantes a nível mundial».

«Estamos a viver um magnífico momento de alta gastronomia. Este é um ano recorde para os dois países e está cheio de estrelas. Teremos 1.662 restaurantes na nossa seleção e 183 recebem estrelas», anunciou o diretor, na apresentação.

Em Espanha, o Guia Michelin atribuiu uma nova segunda estrela (restaurante Aponiente, Cádiz) e a primeira estrela a 19 novos espaços. No total, são distinguidos nesta edição 169 restaurantes, oito dos quais com três estrelas.

Portugal viu 14 restaurantes reconhecidos, três dos quais com duas estrelas Michelin (com o Belcanto a juntar-se ao Ocean e ao Vila Joya na categoria de 'cozinha excelente'), e conquistou uma estrela Michelin ('cozinha muito boa na sua categoria') para o Pedro Lemos, enquanto o São Gabriel recuperou a que tinha perdido no ano passado. No total, há 11 restaurantes portugueses com uma estrela.

Mais de cem anos depois da criação do guia, com o intuito de ajudar os viajantes nas suas deslocações, Espanha e Portugal "continuam a ter alguns dos melhores centros culinários de referência a nível mundial", declarou Ellis, que acrescentou: «Já entrámos no segundo século de vida do guia e penso que o melhor está para vir».

O anúncio dos restaurantes que conquistam novas distinções e a confirmação dos oito espaços que, em Espanha, mantêm a classificação máxima (três estrelas, que designam 'uma cozinha de nível excecional, que justifica a viagem') foram acolhidos com fortes aplausos da plateia e com manifestações de alegria dos chefes de cozinha.

Em Marbella, o chefe português José Avillez, que viu o seu restaurante, Belcanto, ganhar a segunda estrela, foi felicitado por muitos dos seus colegas espanhóis.

Depois da cerimónia, cinco dos chefes de maior renome da região da Andaluzia apresentaram as suas propostas gastronómicas, entre as quais caviar com natas frescas, bolachas salgadas de algas e folhas, 'empanadilhas' do mar ou cabrito malaguenho com verduras.

PUB

PUB

PUB

PUB