Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Carlos Martins reuniu com Administração da empresa que explora a Mina da Panasqueira

Decorreu esta 5ª-feira, dia 19, nas instalações da Sojitz Beralt Tin & Wolfram Portugal, SA, na Barroca Grande, a pedido do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, uma reunião de trabalho com a Administração da empresa que actualmente explora a Mina da Panasqueira.

  • Economia
  • Publicado: 2015-03-20 10:09
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Decorreu esta 5ª-feira, dia 19, nas instalações da Sojitz Beralt Tin & Wolfram Portugal, SA, na Barroca Grande, a pedido do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, uma reunião de trabalho com a Administração da empresa que actualmente explora a Mina da Panasqueira.

Estiveram presentes nessa reunião de trabalho com a Administração da empresa, por ausência no estrangeiro do Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, o Vice-Presidente e Presidente em exercício da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos do Carmo Martins, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal Hélio Fazendeiro, o Presidente da Junta de Freguesia de São Jorge da Beira, José Branco e a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Aldeia de São Francisco de Assis, Joana Campos.

Na reunião a Administração da empresa transmitiu aos presentes as diversas dificuldades com que se depara actualmente e que decorrem sobretudo da cotação anormalmente baixa do tungsténio nos mercados internacionais e da redução do teor do minério extraído, fruto das condições geológicas da exploração.

Estas situações, de acordo com o que foi transmitido aos autarcas, colocam em sério risco a viabilidade e continuidade, no curto prazo, da exploração mineira na Mina da Panasqueira colocando em risco as centenas de postos de trabalho directos e muitos outros indirectos que actualmente dependem da Mina da Panasqueira.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, a Câmara Municipal da Covilhã manifestou de imediato toda a disponibilidade para desenvolver os esforços necessários para ajudar a empresa e contribuir para a construção duma solução que assegure que o pior cenário não se concretiza e que a empresa consiga ultrapassar com sucesso este momento de dificuldade.

Os autarcas querem dar nota pública de que enviámos já um pedido de audiência, com carácter de urgência, ao Primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ao Ministro da Economia, António Pires de Lima e ao Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, onde pretendem que esteja também a Administração da Sojitz Beralt Tin & Wolfram Portugal, SA e onde irão abordar este assunto para, juntamente com o Governo de Portugal, a Câmara Municipal da Covilhã e a Administração da empresa, unir esforços para encontrar uma solução que viabilize a empresa e garanta a continuidade da exploração da Mina da Panasqueira e a salvaguarda dos postos de trabalho.

Endereçaram também já idêntico pedido para todos os Grupos Parlamentares da Assembleia da República e para o Sindicato da Indústria Mineira a fim de discutir este assunto.

A Sojitz Beralt Tin & Wolfram – Portugal, SA emprega de forma directa e indirecta muitas centenas de trabalhadores no Concelho da Covilhã e em toda a região.

A Sojitz Beralt Tin & Wolfram – Portugal, SA representou em 2013 mais de 20 milhões de euros de volume de exportação, colocando-se como uma das maiores empresas exportadoras da região.

Segundos ao autarcas a alteração substancial na actividade da Mina da Panasqueira representará um rombo inimaginável e de consequências catastróficas para toda a economia da região e também para o País, não apenas de forma directa através dos trabalhadores que colocará no desemprego mas também através de todas as empresas da região que lhe prestam serviço e da qual dependem, muitas delas na sua totalidade.

A Câmara Municipal da Covilhã está a fazer e tudo fará o que esteja ao seu alcance para garantir que a actividade de exploração mineira da Mina da Panasqueira se mantenha e os postos de trabalho estejam salvaguardados.

“Dada a dimensão e a natureza do problema a Câmara Municipal da Covilhã reconhece que é por si só insuficiente para o resolver e apela naturalmente ao apoio e intervenção de todos os Partidos com assento parlamentar na Assembleia da República e sobretudo ao Governo de Portugal, nomeadamente ao Senhor Primeiro-ministro, Dr. Pedro Passos Coelho, para que seja possível construir uma solução que assegure a continuidade da centenária Mina da Panasqueira, uma das mais importantes minas da Europa e do mundo.

Tendo em conta o momento económico que Portugal e a Europa vivem, outra solução será altamente penalizadora da economia da região, do país e da confiança indispensável e fundamental numa recuperação económica, que aparentemente vem a caminho mas que tarda em chegar”. conclui o comunicao,

PUB

PUB

PUB

PUB