Idanha-a-Nova: Alcafozes tem nova Unidade de Turismo Rural

A freguesia de Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova, viu nascer no seu território uma nova oferta de turismo em Espaço Rural.

  • Economia
  • Publicado: 2015-07-29 13:09
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A freguesia de Alcafozes, concelho de Idanha-a-Nova, viu nascer no seu território uma nova oferta de turismo em Espaço Rural.

Inaugurado pelo presidente da Câmara de Idanha, Armindo Jacinto, as Casas das Naves de Santo António foi objeto de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) gerido pela ADRACES, no valor de 143.215,22 euros, comparticipado em 85.929,14 euros e que permitiu recuperar três imóveis alargando a oferta turística no concelho raiano e criado numa fase inicial dois postos de trabalho.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, o projeto foi enquadrado numa propriedade agrícola centenária, inserida no Parque Natural do Tejo Internacional, uma das zonas protegidas mais importantes da Europa no seu estado puro, a quinta turística essencialmente rural é um refúgio para todos quantos procuram a tranquilidade.

A recuperação de uma edificação, pertença da família desde a segunda metade do século XIX, tornou-se num enorme desafio ao promotor Renato de Almeida Franco Frazão, com o intuito de ali instalar uma unidade de Turismo em Espaço Rural com três quartos, 1 apartamento de tipologia T1 e um apartamento de tipologia T2.

Maria Inês Franco Frazão, gestora do empreendimento, consciente da importância do turismo rural como atividade de grande importância para o crescimento económico e social refere que “o modelo de oferta integrada e diversificada, entre alojamento, restauração, animação e cultura é complementado pelas atividades que o empreendimento oferece aos hóspedes, que vão desde piscina, equitação, yoga, caminhadas com guias e workshops”.

No ato inaugural, Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, referiu o interesse do município em apoiar estes projetos que permitem diversificar a oferta e a economia local porque “hoje temos por todo o território unidades de alojamento que muito dignificam o mundo rural”. Segundo o autarca, “o concelho de Idanha-a-Nova tem atualmente 51 unidades de alojamento” que contribuem para desenvolver o turismo e outras atividades de lazer como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos.

António Realinho, vice-presidente e diretor executivo da ADRACES, frisou a importância desta nova oferta de alojamento que complementa o turismo com a atividade agrícola enquadrada na estratégia para o turismo delineada pelo município e pela ADRACES, uma vez que “neste último quadro comunitário a ADRACES apoiou um total de 18 projetos desta natureza e de elevada qualidade”. Sublinhou ainda que o turismo em espaço rural “contribui para o aumento da notoriedade da região e para a criação de emprego, uma vez que a coesão do território só se consegue com atividade económica e amiga da empregabilidade”.

Desde sempre vocacionada para a exploração agro-pecuária, as Casas das Naves de Santo António, inscritas num grande arraial tipicamente beirão, com antigos estábulos e casas de trabalhadores residentes, oferece uma panóplia diversificada de atividades de lazer e simultaneamente potencia a valorização dos recursos naturais e do ambiente envolvente, uma vez que está situada no epicentro da Rota das Aldeias Históricas onde existe um sem número de programas culturais, gastronómicos, históricos e desportivos que os hóspedes poderão aproveitar.

PUB

PUB

PUB

PUB