Vila Velha de Ródão com redução de IMI para famílias com filhos

As famílias com filhos que residem no concelho de Vila Velha de Ródão vão pagar menos de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) no próximo ano. A Câmara Municipal aprovou, na passada sexta-feira, descontos no IMI para as famílias com filhos.

  • Economia
  • Publicado: 2015-09-01 07:35
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

As famílias com filhos que residem no concelho de Vila Velha de Ródão vão pagar menos de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) no próximo ano.

A Câmara Municipal aprovou, na passada sexta-feira, descontos no IMI para as famílias com filhos.
Numa altura em que os portugueses vivem uma situação de contenção económica com brutais aumentos de impostos, diminuindo assim a qualidade de vida das pessoas, a autarquia de Ródão decidiu apoiar os seus munícipes aprovando a taxa mínima de IMI de 0,3%.

Sendo, este, um imposto onde a autarquia pode ser flexível, o executivo da Câmara Municipal vem desta forma apoiar as famílias com filhos, traduzindo a redução do valor desta coleta em função do número de filhos que fazem parte do agregado familiar. Na prática as famílias com 1 filho passarão a beneficiar de uma redução de 10% no IMI, com 2 filhos de 15% e as famílias com 3 ou mais filhos dependentes vêm a sua redução do imposto em 20%. Esta medida poderá beneficiar mais de 200 agregados familiares em Ródão.
Ródão torna-se, assim, dos primeiros municípios do distrito de Castelo Branco a aplicar reduções de IMI para famílias com filhos, ao abrigo das possibilidades que a Lei do Orçamento de Estado deste ano prevê para a fiscalidade da Administração Local.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, a iniciativa insere-se no âmbito das medidas de estímulo e apoio à fixação de famílias no concelho de Vila Velha de Ródão, implementadas no início do mandato de Luís Pereira, em resposta àquele que é um problema estrutural em concelhos do interior: o despovoamento. Recorde-se que neste âmbito, já estão implementados benefícios como a isenção do pagamento de taxas e licenças de obras e das taxas de disponibilidade de água e saneamento a quem construa, adquira ou recupere imóveis para habitação permanente; apoio financeiro à construção, aquisição de casa própria e à recuperação de imóveis degradados; gratuitidade na frequência das creches do município; oferta de manuais escolares aos alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico; apoio à frequência de instituições de ensino superior, através da atribuição de bolsas de estudo e cooperação com empresas locais, na gestão de recursos humanos, de forma a integrar os residentes em Vila Velha de Ródão.

A Câmara Municipal continua a fomentar em Vila Velha de Ródão a qualidade de vida das famílias com filhos e um ambiente favorável ao crescimento demográfico inserindo esta medida de redução de IMI numa lógica social de um regime fiscal mais atrativo para as famílias tendo como prioridade a devolução dos recursos municipais à comunidade, resultado de uma boa gestão financeira.

PUB

PUB

PUB

PUB