Vila de Rei aumenta orçamento em 2016 para 6 M€

A Câmara Municipal de Vila de Rei, de maioria PSD, aprovou um orçamento de cerca de seis milhões de euros para 2016, mais 250 mil euros em comparação com o deste ano.

  • Economia
  • Publicado: 2015-11-18 18:17
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara Municipal de Vila de Rei, de maioria PSD, aprovou um orçamento de cerca de seis milhões de euros para 2016, mais 250 mil euros em comparação com o deste ano.

O orçamento, que contou com a abstenção da oposição PS, prevê a manutenção e reforço do apoio social à população (42%), a ampliação da escola básica e secundária de Vila de Rei (com provisão de 700 mil euros) e a adoção de medidas de eficiência energética.

"Este é um orçamento de contenção, devido à indefinição do Orçamento do Estado para 2016 e dos fundos comunitários, mas, se houver oportunidade de fazer obra com o dinheiro comunitário, faremos," disse hoje à agência Lusa o social-democrata Ricardo Aires, que preside à Câmara de Vila de Rei, no distrito de Castelo Branco.

Além das obras que pretende efetuar, como a ampliação da Escola Básica e Secundária de Vila de Rei, num investimento de cerca de 700 mil euros e que aguarda ainda por fundos comunitários, "a grande aposta" do executivo municipal social-democrata para o próximo ano "continua a ser a vertente de apoio social", frisou o autarca.

"Cerca de 42% do orçamento da câmara é para estas funções sociais, que pretendemos manter e até, possivelmente, aumentar em alguns casos", destacou.

A população local usufrui de acesso gratuito à creche e jardim-de-infância, de livros gratuitos para os alunos que frequentam o ensino secundário, de gratuitidade nos transportes escolares (abertos à comunidade), bolsas de estudo para apoio aos estudantes universitários e bolsas de mérito.

"Aqui em Vila de Rei também a creche é gratuita, quem paga é o orçamento da câmara. Investimos cerca de 700 mil euros por ano nestes programas, mas entendemos que é esse o nosso dever para que as pessoas que aqui residem possam ter mais dinheiro na sua carteira e também terem uma melhor qualidade de vida", afirmou o presidente do município, com cerca de quatro mil habitantes e que se debate com problemas de desertificação e envelhecimento populacional.

A par de melhoramentos na rede viária do concelho, o orçamento da autarquia de Vila de Rei prevê um projeto na área da eficiência energética, que irá beneficiar as instalações da piscina, do município e da escola.

Outra das apostas da câmara passa pela iluminação pública, que, atualmente, representa uma despesa de cerca de 300 mil euros anuais no orçamento municipal.

"Apesar de depender de fundos comunitários, queremos arrancar com projetos-piloto de colocação de lâmpadas de baixo consumo em várias aldeias e depois vamos ver se conseguimos ampliar esses projetos a outros locais do concelho", observou Ricardo Aires.

PUB

PUB

PUB

PUB