Castelo Branco: ACICB festejou 105º Aniversário

A Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa (ACICB) assinalou, no passado sábado,  dia 16,  mais um momento de destaque na sua história com a comemoração do seu 105º aniversário.

  • Economia
  • Publicado: 2016-04-19 07:42
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa assinalou, no passado sábado,  dia 16,  mais um momento de destaque na sua história com a comemoração do seu 105º aniversário.

Um Jantar e um Baile de Gala foram os eventos escolhidos para celebrar a atividade centenária da ACICB, os quais contaram com a presença, aproximada, de 70 pessoas entre associados e entidades albicastrenses, refere o comunicado a que o Diário Digital teve acesso.

No jantar, que decorreu no Salão Nobre do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, Adelino Minhós, presidente da Direção da ACICB fez questão de saudar todos os presentes recordando que comemorar o 105º aniversário de qualquer instituição não é uma tarefa fácil. “Há 5 anos que não fazíamos qualquer celebração, fizemo-lo por ocasião do 100º aniversário, com o lançamento de um livro comemorativo dessa data, e agora passados 5 anos, em conjunto com a Direção que me orgulho de presidir, achámos que era pertinente e oportuno assinalarmos esta data”, esclareceu o dirigente, acrescentando que “celebrar de uma forma condigna seria importante para a região e para a instituição”, motivo pelo qual a escolha recaiu sobre a realização de um Baile de Gala.

Adelino Minhós desvendou ainda aquele que, para si, é um dos segredos da longevidade da instituição que representa desde há 6 anos. “Se tivesse que escolher uma palavra-chave para estes 105 anos, essa palavra seria proximidade. A associação ainda hoje se pauta por uma grande proximidade com os seus associados e parece-me que esse será, em conjunto com muitos outros motivos, a principal causa para uma instituição durar tantos anos”, indicou.

O dirigente não esqueceu o apoio e a colaboração prestada, quer pelos associados da ACICB, quer pelas mais variadas instituições, considerando que “todos juntos somos mais fortes, todos juntos defendemos os mesmos interesses em prol do desenvolvimento sustentável da nossa região e só assim é possível conseguir melhorar a nossa economia e a nossa qualidade de vida”.

Igualmente presente neste evento esteve Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco. Segundo o autarca, “o que nós temos visto é uma ACICB com dinâmica, a fazer ações, a saber trazer para a associação os empresários e acho que isso é de louvar. Por isso dou os meus parabéns à ACICB, por esse trabalho de dinamismo, quer do comércio, quer da atividade económica da nossa região. Nós precisamos destas associações que ajudem a fazer o nosso caminho para o futuro, para o nosso desenvolvimento”. Perante todos os presentes, Luís Correia acrescentou, “em nome da Câmara Municipal de Castelo Branco, temos de agradecer a parceria e o trabalho que temos feito em conjunto com a ACICB, neste caso em concreto, na atividade de dinamização do comércio na cidade de Castelo Branco. Agradeço por todo o trabalho que tem sido feito pela nossa economia, nomeadamente todo o trabalho de formação, todo o trabalho de acompanhamento e de apoio aos associados da ACICB porque ao fazer esse trabalho estão também a incentivar a economia da nossa região”, destacou.

O presidente da Câmara Municipal sublinhou que “esta é a nossa forma de estar com as associações e, felizmente, temos conseguido todos dar as mãos e acho que Castelo Branco deve estar honrado destas associações”.

Criada em 1911 enquanto Associação Comercial e Industrial de Castelo Branco, a ACICB tem vivido diversas alterações ao longo destes 105 anos de existência, as mais significativas pelo alargamento da sua ação a outros concelhos do distrito de Castelo Branco abrangendo, atualmente, os concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova, Penamacor, Oleiros e Proença-a-Nova.

A ação da ACICB – Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa sempre se pautou pela prossecução do desenvolvimento e dinamização da região em que se encontra inserida. Essa ação passa, inevitavelmente, pelo apoio prestado à sua massa associativa composta por mais de um milhar de comerciantes e empresários.

PUB

PUB

PUB

PUB