Castelo Branco, um concelho de referência na indústria do frio

Castelo Branco acolheu na terça-feira, um seminário dedicado à indústria do frio. Sob o tema “Inovação e Indústria 4.0 na Refrigeração”, especialistas, académicos e empresas analisaram as mais recentes tendências neste sector.

  • Economia
  • Publicado: 2016-04-28 07:00
  • Autor: Patrícia Calado

Castelo Branco acolheu na terça-feira, um seminário dedicado à indústria do frio. Sob o tema “Inovação e Indústria 4.0 na Refrigeração”, especialistas, académicos e empresas analisaram as mais recentes tendências neste sector.

O seminário, que teve lugar no Centro de Empresas Inovadoras (CEI), contou com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que, nesta terceira visita a Castelo Branco, salientou a importância desta “nova visão para a indústria”.

“Este é um assunto que está a assumir uma escala global, está a acontecer uma mudança nas fábricas do mundo, com a introdução de tecnologias digitais, comércio eletrónico”, referiu o governante.

De acordo com João Vasconcelos, “Portugal tem muitas condições para estar nos líderes desta inovação, será uma oportunidade única para avançar”. O Secretário de Estado da Indústria garantiu que o Governo apresenta um programa moderado centrado nas empresas, com mais “crescimento e mais investimento”. “O estímulo para as empresas é uma prioridade”, avançou.

Castelo Branco já é considerado um concelho de referência da indústria do frio, já que, contém diversas empresas sedeadas no concelho que apostam nesta atividade. Bitzer, Centauro, Frinox, Electro Albi, Baltazar & Albuquerque, Frio90, Hormigo, LABET e o laboratório de ensaios do Instituto de Soldadura e Qualidade, entre outras, são casos de sucesso na área da produção e certificação de equipamentos de frio contribuindo para o reconhecimento do Concelho e sendo responsáveis por centenas de postos de trabalho.

Podendo ser assim a “Capital do Frio”, Luís Correia, presidente da autarquia albicastrense, salientou o apoio prestado ao setor industrial de forma a desenvolver a economia local.

“Apoiamos a dinamização da atividade económica, na criação de emprego, é fundamental para o concelho, colocamo-nos ao lado dos empresários, construindo a atividade económica. Muitas vezes esquecemo-nos da importância da indústria para o desenvolvimento económico do concelho, mas o setor industrial é importante para nós assim como o setor do frio”, continuou.

O edil referiu ainda que “o frio tem ser também uma aposta”, de forma a alavancar o desenvolvimento da indústria de Castelo Branco. 

PUB

PUB

PUB

PUB