Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Horta comunitária criada em bairro social para promover inclusão

O bairro social das Nogueiras, na freguesia do Teixoso, concelho da Covilhã, vai passar a dispor de uma horta comunitária que pretende promover a inclusão social e cujas primeiras parcelas já começaram a ser cultivadas.

  • Economia
  • Publicado: 2016-06-24 10:27
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O bairro social das Nogueiras, na freguesia do Teixoso, concelho da Covilhã, vai passar a dispor de uma horta comunitária que pretende promover a inclusão social e cujas primeiras parcelas já começaram a ser cultivadas.

"Temos 33 talhões de 60 metros quadrados cada, sendo que 20 já estão distribuídos e já começaram a ser tratados pelos respetivos beneficiários", apontou Marco Gabriel, coordenador da entidade promotora do projeto, a Beira Serra - Associação de Desenvolvimento Local.

Denominada "Horta do Bairro", a iniciativa está a ser realizada em parceria com a Câmara Municipal da Covilhã, que cedeu o terreno, e com a Junta de Freguesia do Teixoso, contando também com um financiamento da Fundação EDP Solidária, no valor de 17 mil euros.

Em declarações à agência Lusa, Marco Gabriel salientou que esta horta dará resposta a uma necessidade/potencialidade que foi diagnosticada com a ajuda dos próprios habitantes do bairro, que são os principais destinatários do projeto.

Segundo referiu, qualquer pessoa da freguesia poderá candidatar-se à atribuição de um espaço mas, dadas as características do projeto, será oferecida a prioridade aos moradores do bairro e às pessoas com maiores necessidades.

"Estamos a falar de um bairro social municipal, que conta com uma comunidade bastante desenraizada e onde se verificam problemas variados e, portanto, queremos que esta horta constitua mais um instrumento de inclusão"", referiu.

Entre as mais-valias da aposta, este responsável aponta a promoção do trabalho conjunto e comunitário, bem como a possibilidade de as famílias abrangidas poderem cultivar alguns dos próprios alimentos, ganhando uma maior autossuficiência alimentar.

"Temos aqui uma ferramenta ocupacional, que dota o bairro de mais um equipamento e que permite não só cultivar a terra como cultivar sentimentos de pertença comunitária, ao mesmo tempo que se promove a sensibilização ambiental e até a requalificação do espaço público", acrescentou.

A inauguração oficial desta horta comunitária está marcada para sábado às 11:00.

PUB

PUB

PUB

PUB