Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: InovCluster apoia criação de 'cluster' na Turquia

A InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro recebeu hoje uma comitiva de empresários turcos no âmbito de uma parceria que tem como objetivo a criação de um ‘cluster’ agroalimentar na região do Sul da Marmara, Turquia.

  • Economia
  • Publicado: 2016-07-19 19:11
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro recebeu hoje uma comitiva de empresários turcos no âmbito de uma parceria que tem como objetivo a criação de um ‘cluster’ agroalimentar na região do Sul da Marmara, Turquia.

A InovCluster e a Güney Marmara Kalkinma Ajansi estão a desenvolver o projeto South Marmara Food Cluster, que tem como objetivo a criação de um ‘cluster’ alimentar na região sul da Marmara, na Turquia.

"Estamos disponíveis para colaborar convosco e é um prazer sermos parceiros neste projeto. Estamos também disponíveis para abraçar todas as parcerias e, tal como vocês, abraçámos o setor agroalimentar que queremos valorizar", disse o presidente da Câmara Municipal, Luís Correia.

O autarca, que falava durante a receção da comitiva turca que vai estar na região de Castelo Branco até sexta-feira, explicou aos empresários a estratégia seguida pelo município no setor agroalimentar.

"Trata-se de uma aposta e estratégia recente, com cerca de cinco anos, que está a ser desenvolvida. Com a troca de experiências entre os dois países sabemos que também vamos aprender muito e melhorar. Espero que esta parceria se prolongue por muito tempo", disse.

O papel da InovCluster no projeto South Marmara Food Cluster, que é financiado pela União Europeia e pela Turquia, passa, sobretudo, pela transferência de conhecimento e experiência enquanto ‘cluster’.

O projeto é financiado em cerca de 167 mil euros e tem uma duração de 12 meses.

O vice-presidente da InovCluster, Luís Pinto de Andrade, realçou o papel e o passo inicial dado pelas duas regiões turcas no sentido de criarem um ‘cluster’ alimentar.

"Estar a trabalhar com a Marmara é também uma mais-valia para nós e permite conhecer novas regiões que têm um peso muito grande no setor alimentar", disse.

Este responsável sublinhou ainda a tarefa de "extrema importância" que a InovCluster tem tido no setor agroalimentar e o trabalho de seis anos que tem vindo a afirmar a associação no plano nacional e internacional.

A comitiva turca ficou praticamente reduzida a alguns empresários, uma vez que os recentes acontecimentos que se registaram naquele país impediram a presença em Castelo Branco de outros membros, sobretudo, da Embaixada da Turquia em Lisboa.

PUB

PUB

PUB

PUB