Castelo Branco: IEFP com formação de elevada taxa de empregabilidade

Cinco alunos do curso de Restaurante/Bar do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Castelo Branco realizaram a prova de aptidão final ao servirem o almoço aos convidados.

  • Economia
  • Publicado: 2016-07-26 08:06
  • Autor: Patrícia Calado

Cinco alunos do curso de Restaurante/Bar do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) de Castelo Branco realizaram a prova de aptidão final ao servirem o almoço aos convidados.

Nesta prova, constatou-se as competências adquiridas pelos cinco formandos que estão agora prontas para ingressar no mercado de trabalho. Leopoldo Rodrigues, diretor do IEFP, explicou à comunicação social que naquela entidade, os jovens têm a possibilidade de tirar o 12.º ano e, ao mesmo, qualificarem-se em áreas cuja taxa de empregabilidade é acentuada.

“Tivemos a prova de aptidão final do curso Restaurante/Bar, uma prova em parceria com o Curso de Cozinha. Um curso em que têm a oportunidade de tirar o 12.º ano, portanto uma formação escolar, e, ao mesmo tempo, uma qualificação, neste caso na área da restauração/bar e a possibilidade de virem a integrar o mercado de trabalho”, referiu o diretor do IEFP.

De acordo com Leopoldo Rodrigues, a adesão dos jovens a este tipo de formação ainda não é muita, “o que é uma pena”, visto que, “este sistema é interessante, porque permite a certificação escolar e ao mesmo tempo a certificação profissional”.

“Os nossos empresários precisam de pessoas com boa formação profissional para o mercado de trabalho”, afirmou Leopoldo Rodrigues, acrescentando que no IEFP, os jovens saem bem preparados. Para além da componente teórica, os jovens têm componente prática, uma formação em contexto de trabalho.

“São acolhidos pelas empresas, acompanhados por tutores, desenvolvem atividade tal como se fossem trabalhadores dessas empresas, permitindo desenvolver competências em contexto real. Por outro lado, permite que as empresas os conheçam e potenciando uma futura empregabilidade”, sustentou.

Leopoldo Rodrigues elogiou as empresas da região que têm sido muito recetivas ao receberem os jovens com “um acompanhamento de excelência”. Apesar de nem sempre ser fácil para as entidades empregadoras contratarem estes jovens, há sempre a possibilidade dos estágios de nove meses.

“Uma medida importante que as empresas podem aproveitar, permite ter um recurso humano a um valor relativamente baixo”, adiantou.

O curso de Restauração/Bar não é o único com boa taxa de empregabilidade, há outras áreas promissoras no IEFP que podem abrilhantar o futuro dos jovens que terminam o 9.º ano.

“Temos áreas promissoras com muita empregabilidade, como massagista de estética, que vamos implementar em setembro, e que prevemos que a empregabilidade seja acentuada. Temos também a eletrónica, uma área promissora e com muita empregabilidade”, acrescentou Leopoldo Rodrigues.

PUB

PUB

PUB

PUB