Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: “Feira do Pastor em Lentiscais é para continuar" - Jorge Neves

Lentiscais já tem um certame, a Feira do Pastor, para dinamizar esta pequena aldeia envelhecida, situada na freguesia de Castelo Branco. A primeira edição decorreu este domingo passado e, segundo Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, foi um sucesso.

  • Economia
  • Publicado: 2016-08-23 07:40
  • Autor: Patrícia Calado

Lentiscais já tem um certame, a “Feira do Pastor”, para dinamizar esta pequena aldeia envelhecida, situada na freguesia de Castelo Branco. A primeira edição decorreu este domingo passado e, segundo Jorge Neves, presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, foi um sucesso.

“Faço um balanço extremamente positivo, as pessoas aderiram de uma forma surpreendente, porque aquilo que pretendíamos fazer era uma mostra muito simples. Mas houve muita gente a querer vender os seus produtos. É significativo o facto de a banca que estava a vender queijos, tê-los vendidos todos. Sem dúvida que é de alguma forma importante”, referiu o autarca.

Tendo sido esta edição um projeto experimental, não podia ter corrido melhor. O sucesso foi tal que Jorge Neves garantiu que para o ano, a Feira do Pastor está de volta aos Lentiscais.

“Lentiscais é uma zona da nossa freguesia com umas características muito especiais, muito envelhecida, é a aldeia que está mais afastada da nossa cidade. E, portanto, temos de fazer alguma coisa no sentido de dinamizar a economia. O objetivo foi cumprido e sempre com muita gente. Leva-nos, assim, a concluir que é uma aposta ganha e, vamos para o ano, ver como vamos fazer. É, com certeza, para continuar”, adiantou o presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco.

O autarca disse ainda que a Junta de Freguesia já está a pensar nos moldes a realizar no próximo ano para que a Feira do Pastor tenha ainda mais sucesso. 

 

Porquê Feira do Pastor?

Segundo explicou Jorge Neves, Lentiscais era um local de paragem quase obrigatória para os pastores que se dirigiam para o Alentejo.

“Em termos históricos foi verificado que havia uma transumância, que era os pastores da Serra da Estrela iam levar os gados ao Alentejo, ali era um sítio onde paravam”, esclareceu.

Ou seja, apesar de não ser uma zona onde houvesse muitos pastores, era em Lentiscais que os pastores paravam durante três ou quatro dias.

“Durante três ou quatro dias, os pastores ordenhavam as ovelhas, vendiam o leite nos Lentiscais”, acrescentou.

Assim, para recordar esta questão histórico-cultural, a Junta de Freguesia organizou a Feira do Pastor. 

PUB

PUB

PUB

PUB