Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Festival do Plangaio ultrapassou todas as expetativas

A terceira edição da Feira de Outono, que este ano se traduziu no Festival do Plangaio, tem um balanço muito positivo de acordo com as opiniões recolhidas junto das associações e expositores do certame e ainda da organização, a cargo da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira.

  • Economia
  • Publicado: 2016-09-27 16:06
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A terceira edição da Feira de Outono, que este ano se traduziu no Festival do Plangaio, tem um balanço muito positivo de acordo com as opiniões recolhidas junto das associações e expositores do certame e ainda da organização, a cargo da Câmara Municipal e da União das Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira.

“Em boa hora o Município decidiu promover este enchido quase exclusivo do nosso concelho e a recetividade ultrapassou todas as nossas expetativas. O balanço que fazemos é muito positivo não só pela moldura humana que passou pelo certame nestes dois dias e que participou nas atividades programadas, mas também pela potencialidade que o plangaio tem para projetar o território”, refere em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

A procura acabou por exceder a oferta e o plangaio esgotou: “sendo uma primeira edição há naturalmente ajustes que têm de ser feitos e vamos trabalhar para que em próximas edições todos tenham a oportunidade de experienciar este enchido”.

As sessões de cozinha ao vivo foram dos momentos mais concorridos, com os chefs Hélio Loureiro e João Branco a apresentarem formas alternativas de preparar o plangaio, revelando dicas úteis para a incorporação de novos sabores. Hélio Loureiro apresentou três receitas, uma das quais utilizando a pele do plangaio que, frita em azeite, foi depois utilizada para preparar uma saborosa entrada. Grande defensor da preservação do que é tradicional, principalmente no que à gastronomia diz respeito, Hélio Loureiro apelou a um consumo moderado de enchidos, reservando-os para os dias mais festivos, aliás como era prática antigamente. João Branco, natural do concelho e conhecedor deste enchido, apresentou cinco possibilidades de acompanhamentos para o plangaio tostado no forno, incentivando os presentes a testarem as suas próprias combinações de sabores que podem valorizar ainda mais este enchido. No âmbito da Feira de Outono, o Grupo de Danças e Cantares de Sobreira Formosa recriou a tradicional desfolhada de milho em que não faltou a ceia partilhada com os figos da época e a melancia, como manda a tradição, e o pé de dança no final do trabalho. Foi ainda realizado um atelier de broa de milho, dinamizado pela Associação da Póvoa.

Na vertente solidária do evento, as verbas angariadas com a inscrição no lanche reverteram na para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova: 411 pessoas participaram, totalizando 1267,20€ recolhidos. Tiago Marques, comandante da Corporação, agradeceu o contributo e destacou a disponibilidade dos bombeiros que trabalham 365 dias por ano, 24 horas por dia. Dinamizado pelo segundo ano consecutivo, este lanche foi uma oferta da União das Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira.

Os diversos expositores da feira, a animação musical, os jogos tradicionais ou o fogo preso foram motivos adicionais que enriqueceram um fim de semana de celebração da chegada do outono e de afirmação do plangaio como produto de elevado potencial gastronómico e turístico.

PUB

PUB

PUB

PUB