Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Feira do Feijão Frade é exemplo de sucesso da estratégia da autarquia

A freguesia da Lardosa, no concelho de Castelo Branco, recebe no próximo fim de semana a XI edição da Feira do Feijão Frade.

  • Economia
  • Publicado: 2016-09-28 07:01
  • Autor: Cristina Valente

A freguesia da Lardosa, no concelho de Castelo Branco, recebe no próximo fim de semana a XI edição da Feira do Feijão Frade.

Um certame que desde a primeira hora tem singrado "porque está associado a um produto endógeno da região" afirma Luís Correia, Presidente da Câmara de Castelo Branco, para quem o certame, apoiado desde a primeira hora pela autarquia, é um claro exemplo da mais valia das Feiras que se realizam no concelho .

"Este certame é um exemplo do sucesso da estratégia da autarquia, todos os anos têm surgido novos produtos, tendo por base o feijão frade" além disso o autarca destaca também o facto de o certame ter crescido significativamente em número de visitantes.

Para Luís Correia, a inovação tem estado sempre presente no certame, e durante a apresentação do certame, lançou o desafio aos produtores, "é preciso passar à fase da produção e comercialização".

Este ano vão ser apresentados mais dois novos produtos, os pasteis de feijão com gila e os pasteis de feijão frade, o primeiro produzido por um produtor particular, e outro pela associação do Vale da Torre.

É também para mostrar aos produtores que há interesse em divulgar o produto, e ajudar ao aumento do consumo do mesmo que o certame se tem realizado, Rosário Mendes da Junta de Freguesia da Lardosa, refere que o feijão frade daquela freguesia é de facto diferente, "podem levar a semente, mas não levam a terra, que dá o sabor ao feijão" afirma.

Como já é tradição durante o certame realiza-se no sábado o passeio de Bicicletas Antigas e no domingo o passeio pedestre, as duas iniciativas vão juntar 500 participantes.

Quem quiser deslocar-se à Lardosa de Comboio pode faze-lo, já que durante o fim de semana, o Intercidades, vai parar na Lardosa, de forma a proporcionar uma viagem diferente aos visitantes da feira.

PUB

PUB

PUB

PUB