Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Região Centro representa 30% da área nacional de olival e 20% de vinha

A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) apresentou candidaturas no valor de 3,3 milhões de euros aos programas Operacional Regional do Centro (PO Centro) e ao Compete 2020, foi estaª-feira anunciado.

  • Economia
  • Publicado: 2016-09-29 13:41
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB) apresentou candidaturas no valor de 3,3 milhões de euros aos programas Operacional Regional do Centro (PO Centro) e ao Compete 2020, foi estaª-feira anunciado.

"A apresentação de candidaturas com outros parceiros e o contacto com outras realidades permite-nos tirar mais-valias da partilha de conhecimento e trocar ideias com outras associações empresariais e regiões", disse esta 2ª-feira o presidente da direção da AEBB, José Gameiro.

Este responsável falava durante uma conferência de imprensa realizada na sede da AEBB, em Castelo Branco, para apresentar a estratégia de desenvolvimento para o território da Beira Baixa.

Neste âmbito, a AEBB apresentou ao PO Centro uma candidatura no valor de 556 mil euros, que tem como parceiros a Associação de Produtores de Queijo do distrito de Castelo Branco, a Meltagus e a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI).

Segundo José Gameiro, este projeto (Beira Baixa "Foods") tem como objetivo reforçar a competitividade regional e a dinâmica empresarial através de uma estratégia comum que visa a promoção da fileira agroalimentar da região nos mercados internacionais sob uma marca-chapéu.

Os mercados-alvo deste projeto são a Espanha, França, Suíça, Dinamarca e Suécia.

Ainda no âmbito do PO Centro, a AEBB apresentou o projeto E.AEBB em parceria com o centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco, cujo valor é de 598 mil euros e que visa o apoio ao empreendedorismo.

Ao nível de projetos nacionais no âmbito do Compete 2020, a associação empresarial de Castelo Branco candidatou em parceria com as suas congéneres de Bragança, Guarda, Viseu e Vila Real o projeto Terras Altas de Portugal II, cujo valor é de 826 mil euros.

Este projeto pretende contribuir para a sustentabilidade e para o crescimento do território que engloba os distritos de Castelo Branco, Bragança, Guarda, Viseu e Vila Real, numa perspetiva de promoção internacional das empresas, produtos e serviços destes territórios.

O In Startup é outro projeto que a AEBB candidatou ao Compete 2020 em parceria com a Associação Empresarial de Portalegre (Nerpor).

Envolve um financiamento de 721 mil euros e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo na região que envolve as duas associações, potenciando o nascimento de novas empresas e elevar a capacidade da Beira Baixa e do Alto Alentejo na captação e retenção de talentos e iniciativas empresariais.

Por último, o 4Inova é um projeto de 575 mil euros, cuja candidatura é liderada pelo Nerga e que tem como parceiros a AEBB e as associações empresariais de Vila Real e de Viseu.

O reforço e a capacitação empresarial das pequenas e médias empresas (PME) e da sua cadeia de valor estão entre os objetivos desta candidatura.

José Gameiro sublinhou ainda que cabe à AEBB a liderança da maioria destas candidaturas conjuntas.

"As candidaturas estão agora sujeitas à aprovação de alguém que as irá analisar e verificar se os valores alocados a cada uma têm ou não razão de ser", adiantou.

O responsável da AEBB não tem esperança que os projetos sejam aprovados ainda no decorrer de 2015, mas espera que os processos decorram com a maior celeridade.

PUB

PUB

PUB

PUB