Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Bordado de Castelo Branco mostra-se no Modtíssimo 49

O Bordado de Castelo Branco esteve presente no MODtíssimo 49, a única feira têxtil realizada em Portugal que voltou, este ano, ao piso das partidas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

  • Economia
  • Publicado: 2017-02-21 07:34
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Bordado de Castelo Branco esteve presente no MODtíssimo 49, a única feira têxtil realizada em Portugal que voltou, este ano, ao piso das partidas do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Durante dois dias, milhares de pessoas, sobretudo estrangeiros, percorreram os corredores do Salão de Têxtil, onde estiveram cerca de 300 coleções de expositores ligados à área.

A Câmara Municipal continua a apostar na promoção do ex-libris da cidade e, por isso, o stand do Bordado de Castelo Branco manteve o foco na diferenciação e na inovação, apresentando no MODtíssimo tanto a vertente tradicional como a vertente contemporânea ligada à moda.

No stand do Bordado de Castelo Branco estiveram em destaque os vestidos de Luís Buchinho, que se inspirou nos pontos que compõem o Bordado de Castelo Branco e na seda natural para criar um conjunto de texturas e reflexos de luz intensos, apresentados já na Semana da Moda de Paris Prêt-à-Porter e no Portugal Fashion.

Esteve também presente um casaco da estilista Alexandra Moura, que escolheu o “bordado figurativo”. O Casaco é em seda sobre linho, inspirado no medalhão central de uma colcha oriental, provavelmente do séc. XVII, onde figura Adão e Eva.

Para além dos vestidos e do casaco, estiveram também em destaque dois acessórios com o Bordado de Castelo Branco: uma mochila e um saco de mão, criados por duas ex-alunas, Maria Sousa e Rita Paulino, do curso de Design de Moda e Têxtil da Escola Superior de Castelo Branco para o workshop subordinado ao tema O Bordado na Moda, coordenado pelo estilista José António Tenente.

No mesmo stand, destaque ainda para um painel do Bordado de Castelo Branco (Painel Árvore da Vida), executado na Oficina Escola do Bordado de Castelo Branco, e uma estrutura em metal de suporte para os cones de fios da seda, cedido pelo Museu da Seda de Castelo Branco.

Segundo o presidente da Câmara, Luís Correia, esta iniciativa pretende “dinamizar as matérias-primas ligadas ao Bordado de Castelo Branco e levar o nome do Concelho pelo Mundo fora”.

Manuel Serrão, diretor executivo do MODtíssimo, estava entusiasmado com a 49.ª edição desta feira e manifestou também o seu entusiasmo por esta edição intitulada MODtíssimo  49 Airlines ter mais stands e um número de compradores estrangeiros muito superior ao do ano passado.

 

PUB

PUB

PUB

PUB