Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Agrupamento Afonso de Paiva à conversa com Rita Taborda Duarte

No passado dia 17 deste mês, segundo dia da semana da leitura, cerca de duas centenas e meia de alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, das turmas de 5.º e 6.º ano, receberam, no auditório, a escritora Rita Taborda Duarte, numa iniciativa promovida pela BE Afonso de Paiva.

  • Educação
  • Publicado: 2015-03-25 14:43
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No passado dia 17 deste mês, segundo dia da semana da leitura, cerca de duas centenas e meia de alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, das turmas de 5.º e 6.º ano, receberam, no auditório, a escritora Rita Taborda Duarte, numa iniciativa promovida pela BE Afonso de Paiva.

Numa interessante e pormenorizada sessão, com direito a ilustrações originais feitas em tantos e diferentes papéis pelo ilustrador Luís Henriques, ficámos ainda a saber alguns aspetos da sua experiência pessoal enquanto escritora de literatura infantojuvenil, com cerca de uma dezena de livros publicados e também enquanto professora do ensino superior, tendo passado pela Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Ao longo do encontro e durante a apresentação da sua obra "A Verdadeira História da Alice", galardoada com o Prémio Branquinho da Fonseca em 2003, que constou do conjunto de obras selecionadas para a 2.ª fase do Concurso de Ditado a nível de escola, muitas foram as interpelações de alunos e professores que fizeram deste encontro mais um momento gratificante em prol da leitura e dos livros. Como escreve José António Gomes, "numa escrita que se sente a ser tecida aos poucos e a ganhar crescente densidade, é a qualidade poética, por vezes até encantatória, da prosa de Rita Taborda Duarte", dos seus jogos de rimas e palavras, que faz da narrativa de Rita Taborda Duarte algo para saborear.

Tal como nos diz Alice, personagem principal do livro, "todas ou quase todas as pessoas pequenas quando crescem se transformam em pessoas grandes." 

Nós apenas desejamos que os nossos alunos cresçam e se transformem em grandes pessoas.

PUB

PUB

PUB

PUB