Castelo Branco: 4.º ano da Escola Afonso de Paiva com “English is Fun! - Canções e Rimas no 1.º ciclo”

O Programa de Generalização do Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico é um documento que explicita a forma como o ensino do Inglês deve ser ministrado no 1.º ciclo. Segundo estas orientações programáticas, o contacto com a nova língua e cultura visa criar uma atitude positiva no aluno perante as línguas estrangeiras.

  • Educação
  • Publicado: 2015-03-27 08:29
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Programa de Generalização do Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (ME; 2005) é um documento que explicita a forma como o ensino do Inglês deve ser ministrado no 1.º ciclo. Segundo estas orientações programáticas, o contacto com a nova língua e cultura visa criar uma atitude positiva no aluno perante as línguas estrangeiras (LE).

O Inglês tem um caráter extracurricular e, por conseguinte, não obedece às formalidades dos outros ciclos. Não tem um caráter obrigatório e a avaliação é formativa, logo, o Inglês é lecionado com base em atividades lúdicas, como jogos, histórias, canções e rimas como forma de estimular o interesse da criança pela aprendizagem da língua. Contudo, é de salientar que, para além dos conteúdos, importa realmente a forma como estes se cruzam com as outras disciplinas, numa interdisciplinaridade que visa o crescimento da criança de uma forma global. O professor orienta os temas para os interesses dos alunos por forma a motivá-los, “apelar às suas emoções, estimular o seu desenvolvimento ativo, a sua imaginação e a sua criatividade”. (ME, 2005:7)

No 4.º ano, a escrita e a leitura começam a ser mais relevantes. Os temas são escolhidos tendo em conta os interesses da criança e vão-se alargando para outros à medida que criança cresce e a sua visão do mundo se torna mais alargada. Ao professor é dada a liberdade de os trabalhar da forma que achar mais pertinente, tendo sempre em conta os interesses das crianças, os seus ritmos de aprendizagem e o seu desenvolvimento pleno. O professor conta assim com um vasto manancial de recursos e estratégias para o ensino da língua que vão desde histórias e jogos a dramatizações, expressão plástica e canções e rimas - Chants. Para além das possibilidades didáticas que os Chants apresentam, na medida em que se explora a letra da canção ou Chant em todas as dimensões - gramatical, sintática, discursiva e cultural - não podemos esquecer também a satisfação com que os alunos recebem uma aula com este recurso, uma vez que a sua predisposição, o seu empenho e participação ganham outra dimensão. As canções e as rimas são divertidas, despertam o interesse das crianças e ajudam a desenvolver uma atitude positiva perante a língua. São também uma excelente forma de mudar o ritmo da aula e/ou juntar o grupo/turma.  Os Chants dão oportunidade a todas as crianças, independentemente do seu nível de desempenho, de participar e de se sentirem confiantes em relação ao Inglês. Paralelamente, são um bom recurso linguístico, na medida em que permitem a apresentação, o reforço, a revisão de vocabulário e de estruturas gramaticais, proporcionam uma repetição natural e permitem a prática de aspetos relacionados com a pronúncia, tais como, o ritmo e a entoação. (ME, 1995:25)

E foi com uma animada disposição que as turmas de 4.º ano da escola básica Afonso de Paiva, com a sua professora de Inglês, se apresentaram, no âmbito da semana da leitura, aos seus colegas e amigos das turmas de 2.º ano das escolas Afonso de Paiva e S. Tiago (que para o ano vão iniciar o Inglês como disciplina obrigatória). Todos ficaram visivelmente entusiasmados com o conjunto de quatro Chants, coreografados e muito animados.

 

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