Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã recebeu provas do Concurso Nacional de Leituras

A Câmara Municipal da Covilhã recebeu, esta quinta-feira, dia 15, no Salão Nobre, os 107 alunos de 24 escolas do distrito de Castelo Branco que realizaram as provas da 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura- as provas distritais.

  • Educação
  • Publicado: 2015-04-17 10:32
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Câmara Municipal da Covilhã recebeu, esta quinta-feira, dia 15, no Salão Nobre, os 107 alunos de 24 escolas do distrito de Castelo Branco que realizaram as provas da 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura- as provas distritais.

Esta fase escolheu os seis alunos do distrito que melhor desempenharam as provas de conhecimento e de leitura expressiva, sobre as obras selecionadas e que irão, agora, disputar a Final Nacional. Maria Lopes Fael, da Escola Secundária Campos Melo- Covilhã, foi galardoada com a melhor prestação entre os concorrentes do ensino secundário. Em segundo lugar ficou Rafael António Ramos Almeida, da Escola Secundária do Fundão e o terceiro classificado foi João Carlos Nunes, da Escola Secundária da Sertã. Os vencedores do ensino básico foram Alexandra Sofia Simão Costa, aluna da Escola Secundária do Fundão, com o primeiro lugar, Carolina Maria Rodrigues, segunda classificada, aluna da Escola Secundária Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova e, em terceiro lugar, Margarida dos Santos Diogo, da Escola Básica de Vila Velha de Rodão.

As provas escritas tiveram lugar na Escola Secundária Quinta das Palmeiras e as restantes na Biblioteca Municipal (prova oral e prova de leitura em voz alta). As obras selecionadas foram: para os alunos do 3º Ciclo do ensino básico ‘’Caso do Beco das Sardinheiras’’, de Mário de Carvalho e para os concorrentes do ensino secundário, a obra literária ‘‘Chocolate’’, de Jonanne Harris. Na prova de Leitura Expressiva, os concorrentes leram em voz alta um pequeno texto de Alçada Baptista e Ferreira de Castro. No final foram entregues os prémios aos vencedores e os diplomas a todos os participantes.

Esta actividade faz parte do Plano Nacional de Leitura Nacional, com parceria de outras instituições, a Direcção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, Instituto Camões e a RTP, no qual estão envolvidas várias escolas do ensino básico e secundário, públicas e privadas, de todo o país, que visa estimular o treino e hábitos de leitura dos mais jovens.

PUB

PUB

PUB

PUB