Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vila Velha de Rodão: Pais preocupados com falta de professores na escola

Cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão estão sem professor de matemática e de ciências físico-químicas desde o início do período letivo, situação que está a preocupar os pais.

  • Educação
  • Publicado: 2015-04-17 14:33
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Cerca de 50 alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão estão sem professor de matemática e de ciências físico-químicas desde o início do período letivo, situação que está a preocupar os pais.

Esta situação que se arrasta desde o final do anterior período letivo está a deixar os pais dos alunos preocupados, sobretudo em relação aos alunos de matemática, 18 na totalidade, que têm no final do ano de realizar a prova final de 3.º ciclo daquela disciplina.

Os pais entraram em contacto com o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão e o autarca falou com o diretor do Agrupamento de Escolas para perceber o que se está a passar.

"Estamos quase com duas semanas de aulas e não há respostas. Estamos a falar das disciplinas de matemática e de ciências [físico-químicas], perto do final do ano letivo. Os professores estão a faltar e vão continuar a faltar, e as estruturas [do Ministério da Educação] não estão preparadas para dar resposta", disse hoje o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, à agência Lusa.

Segundo o autarca, as estruturas do Ministério da Educação em Coimbra, dizem que já despacharam o assunto para Lisboa.

"Não percebo porque é que existe uma estrutura em Coimbra, se não tem capacidade ou autonomia para resolver o problema", refere.

À Lusa, o diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, Luis Costa, confirmou que já foi solicitada a Coimbra a substituição de um professor que se encontra a gozar licença de paternidade e adiantou que a substituição "foi logo validada" pela Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Centro.

Este responsável adiantou ainda que, neste momento, e enquanto não forem preenchidos os dois horários, "a escola está a tentar minorar o problema" com recurso a meios internos.

"Temos esperança de que seja brevemente colocado alguém em reserva de recrutamento", concluiu.

Em causa estão três turmas do 7.º, 8.º e 9.º ano, nas disciplinas de matemática e de ciências físico-químicas, ou seja, cerca de 50 alunos.

A Lusa contactou a direção de Serviços da região Centro da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), que remeteu qualquer esclarecimento para Lisboa.

Em resposta, por escrito, o gabinete do ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato, refere que o processo de substituição dos docentes está a decorrer dentro dos trâmites normais e adianta que "não tendo sido possível preencher os lugares através da bolsa de recrutamento, as vagas passaram para oferta de escola".

PUB

PUB

PUB

PUB