Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Escola Superior de Educação comemorou 36 anos de existência

No passado 23 de junho a Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) comemorou 36 anos de existência e os 30 anos de atividade no âmbito da formação de professores, educadores e técnicos.

  • Educação
  • Publicado: 2015-07-02 15:32
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

No passado 23 de junho a Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB) comemorou 36 anos de existência e os 30 anos de atividade no âmbito da formação de professores, educadores e técnicos.

Ao longo deste tempo, os seus dirigentes e corpo docente têm assumido com empenho a formação de profissionais de elevado nível de preparação nos aspetos culturais, científicos, técnicos e profissionais, tendo sempre a ESECB adotado uma forma crítica e atuante, face à realidade social.

A celebração do “Dia da ESECB” iniciou-se com uma sessão comemorativa, seguida de uma homenagem aos primeiros colaboradores das ESECB: membros da comissão instaladora, docentes e não docentes, muitos deles já aposentados.

Intervieram na sessão de abertura o vice-presidente do IPCB, António Fernandes, o diretor da ESECB, João Serrano, a presidente do Conselho de Representantes, Fátima Paixão, o presidente do Conselho Técnico-Científico, Valter Lemos, o presidente do Conselho Pedagógico, João Petrica e a aluna Vanessa Gonçalves, enquanto presidente da Associação de Estudantes.

Durante a sessão de homenagem partilharam-se vivências, recordaram-se momentos que hoje muito orgulham a ESECB do trabalho realizado e, escutaram-se testemunhos, também dos primeiros formandos da Escola que realizaram a Formação em Serviço no ano letivo 1985/86. No final da sessão foi entregue uma lembrança simbólica aos homenageados tendo as comemorações terminado com um jantar na cantina da ESECB.

A ESECB iniciou a sua atividade em 1985, com a Formação em Serviço de Professores do Ensino Básico e Secundário e, em 1986, entraram em funcionamento os seus primeiros cursos de Formação Inicial, no âmbito da formação de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e de Educadores de Infância. Atualmente, a ESECB tem como oferta formativa conferente de diploma quatro cursos de licenciatura e seis cursos mestrados (académicos e profissionalizantes), todos acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). No próximo ano letivo inicia-se a oferta de três cursos técnicos superiores especializados (CTeSP). Para além disso, disponibiliza cursos de formação especializada e formação contínua acreditada para professores de diferentes graus de ensino.

PUB

PUB

PUB

PUB