Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: UBI lança concurso nacional de ciência para alunos do superior

A Universidade da Beira Interior (UBI) apresentou esta 6ª-feira o Eureka - Concurso Nacional de Ciência, dirigido aos alunos do ensino superior público, com o objetivo de estimular os estudantes para a ciência.

  • Educação
  • Publicado: 2015-09-04 08:09
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Universidade da Beira Interior (UBI) apresentou esta 6ª-feira o Eureka - Concurso Nacional de Ciência, dirigido aos alunos do ensino superior público, com o objetivo de estimular os estudantes para a ciência.

"O objetivo principal do concurso de ciência promovido pela UBI é o de espicaçar os nossos estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos para a forma inovadora e criativa de olhar a ciência que faz parte do nosso dia-a-dia", avançou hoje o docente responsável pelo concurso, Eduardo Cavaco.

Este responsável da UBI falava durante uma conferência de imprensa para apresentação do concurso, onde esteve também presente o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

O governante elogiou a ideia "de levar a ciência aos mais novos", e adiantou que este tipo de iniciativas "é um esforço que todos temos de fazer".

"É muito importante dizer aos mais novos que a ciência não é uma coisa chata que está nos livros. A ciência tem de ser compreensível, se não o for, algo está mal", disse.

A inscrição para o concurso é feita 'online', no sítio eurekaconcurso.pt, até ao dia 07 de outubro, e possui três eliminatórias, sendo que a primeira é feita no momento da inscrição.

Os concorrentes têm de submeter um vídeo com uma exposição oral a explicar uma temática da ciência do dia-a-dia, com a duração máxima de três minutos.

"Esta é uma primeira iniciativa e estamos já a pensar em alargar [o concurso] em outra vertente para os alunos do secundário", frisou Eduardo Cavaco.

O júri do concurso é constituído por 156 docentes do ensino superior público e abrange 25 instituições, entre universidades e institutos politécnicos do país.

Estes docentes têm acesso à plataforma informática onde podem observar todos os vídeos, mas só poderão votar nos vídeos dos alunos da sua instituição de ensino.

No final desta fase, serão selecionados os dois melhores alunos de cada instituição participante, que passam à segunda eliminatória, onde irá estar um total de 50 alunos.

A segunda e terceira eliminatória, cada uma com uma temática própria, vão decorrer presencialmente na UBI, com exceção para os alunos dos arquipélagos dos Açores e madeira, que na segunda fase podem ainda participar através da apresentação de um vídeo.

Os vencedores vão ser selecionados por um júri constituído por individualidades com distinção na área científica, com base no rigor científico, originalidade, expressividade e cumprimento do tempo.

No final do concurso, vão ser atribuídos prémios monetários (2.000 euros, 1.000 e 500 euros), para os três primeiros classificados.

PUB

PUB

PUB

PUB