Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Visita, Explora, Descobre e Vive a tua SUPER BIBLIOTECA!

Tem início esta 5ª-feira, dia 1 de outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, com ele, mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

  • Educação
  • Publicado: 2015-10-01 06:44
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Tem início esta 5ª-feira, dia 1 de outubro, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, com ele, mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015. O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015, numa tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares, é: A biblioteca escolar é super!

Para este ano o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva tem LEITURAS, muitas!!!!! Todos os JI e escolas de 1.º ciclo do agrupamento vão receber a visita de uma certa menina com caracolinhos de ouro que decidiu dar as boas-vindas a todos os alunos, levando uns baús carregados de histórias e de livros para ler, contar e sonhar! Haverá histórias em voz alta, umas em voz baixa, umas animadas, outras encantadas e algumas as-susssss-taaaaa-dooooo-raaaaaaas, em sessões de animação de leitura para os alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo do agrupamento, numa colaboração com o grupo disciplinar de Inglês, a desenvolver numa biblioteca muito assustadora, como forma de assinalar o “Halloween”! Se tiveres coragem, aparece por lá! Super!

O Agrupamento tem uma EXPOSIÇÃO – “Os livros que fizeram história”, numa parceria com a editora Santillana. A exposição itinerante Santillana é composta por doze painéis que estarão patentes entre 12 a 16 na Biblioteca escolar S. Tiago e de 19 a 23 na Biblioteca Escolar Afonso de Paiva, e dão a conhecer doze livros mundialmente reconhecidos como importantes contributos, à data da publicação, mas também na atualidade, para a evolução do conhecimento e do pensamento, para a mudança social e para fomentar o prazer de ler. Super!

O Agrupamento tem sessões de FORMAÇÃO DO UTILIZADOR com as turmas de 1.º e 5.º anos, para conheceres bem os espaços das duas bibliotecas (S. Tiago e Afonso de Paiva) e aprenderes a utilizar os seus serviços. Super!

O Agrupamento tem o CONCURSO INTERNACIONAL DE MARCADORES – ISLM Bookmark Project, promovido pela IASL e este ano, em colaboração com a professora de Educação Visual e com um grupo de professores de Educação Especial, temos dois grupos a participar: 80 alunos de 8.º ano e 20 alunos com necessidades educativas especiais. E até já sabemos que vamos trocar marcadores com escolas da Austrália e da Hungria! Super!

A par de todas estas atividades, o Agrupamento dá conta ao longo do mês, vai propor ainda, e numa iniciativa da RBE, um desafio: TOCA A TWEETAR! E quer tweets, ao longo deste mês, sobre o valor da biblioteca escolar (BE) no Twitter da BE Afonso de Paiva, usando a hashtag #MIBE15. Super!

A ler, a dançar, a escrever, a assustar, a jogar, a conversar, a tweetar ou a brincar, este mês a tua biblioteca vai estar a bombar!

Visita, Explora, Descobre, Vive a tua SUPER BIBLIOTECA!

PUB

PUB

PUB

PUB