Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Idanha-a-Nova: Autarquia inaugura complexo escolar no Rosmaninhal

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova inaugurou esta 4ª-feira, dia 30, o Complexo Escolar do Rosmaninhal, composto por creche, jardim de Infância e ATL.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova inaugurou esta 4ª-feira, dia 30, o Complexo Escolar do Rosmaninhal, composto por creche, jardim de Infância e ATL.

As três valências têm já 40 crianças, todas do Rosmaninhal, o que prova a necessidade , destas infra-estruturas em algumas das freguesias do concelho de Idanha-a-Nova.

"Ao contrário do que é normal, estamos aqui para inaugurar escolas e não para fechar, como tem sido habitual" afirmou Armindo Jacinto.

A autarquia tinha solicitado ao Ministério da Educação a abertura deste complexo em maio, mas até agora a resposta não chegou, e por isso a autarquia avançou com as obras e com a abertura do mesmo.

"Nós temos jardins de infância neste distrito, nesta região centro e neste país, com menos crianças do que as que estão aqui, e estão abertas oficialmente. Eles entenderam não nos ouvir, e não abriram, abrimos nós." afirmou Armindo Jacinto, que promete continuar a denunciar situações como esta que prejudicam as crianças no concelho.

E se no Rosmaninhal a Câmara tem competência para abrir o complexo, suportando com todas as despesas, obras, equipamento e despesas com pessoal, o mesmo não acontece em Monsanto na escola do 1º ciclo.

"Estamos a transportar 18 crianças para Idanha, quando há escolas neste distrito, com 6 e 7 crianças e estão abertas, não sei como me conseguem explicar isso. Entendem que o concelho de Idanha não tem tantos direitos como os outros, a ter escolas abertas". Afirma o autarca.

Para Armindo Jacinto, uma terra que não tenha escolas, é uma terra sem futuro, "e nós queremos ser uma terra de futuro".

A estratégia da autarquia Idanhense é ter escolas de qualidade, desde o berçário ao ensino superior.

PUB

PUB

PUB

PUB