Castelo Branco: ESALD com palestra “Células Estaminais” esta 4ª-feira

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) realiza esta 4ª-feira, dia 27, pelas 10:00 horas, uma palestra sobre “Células Estaminais”, que tem por objetivo dar a conhecer a importância das células estaminais e as patologias onde estas são utilizadas.

  • Educação
  • Publicado: 2016-04-26 09:44
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) realiza esta 4ª-feira, dia 27, pelas 10:00 horas, uma palestra sobre “Células Estaminais”, que tem por objetivo dar a conhecer a importância das células estaminais e as patologias onde estas são utilizadas. Será também debatido o processo de criopreservação das células estaminais - desde a divulgação, colheita, armazenamento e utilização, assim como dada a conhecer a investigação em curso no âmbito das células estaminais, refere o comunicado enviado ao Diário Digital.

A palestra surge como complemento aos conteúdos programáticos lecionados na unidade curricular de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica da licenciatura em Enfermagem e é aberta a toda a comunidade.

As células estaminais hematopoiéticas recolhidas a partir do sangue cordão umbilical já permitem tratar mais de 80 doenças, aplicáveis ao próprio ou a familiares.

A solução de criopreservação de células estaminais do tecido do cordão umbilical inclui um método complementar de processamento do tecido, permitindo a criopreservação de mais células e a disponibilização imediata das mesmas, em caso de necessidade.

Após cumpridos todos os critérios para a criopreservação com sucesso, os pais recebem o Certificado de Armazenamento, no qual segue toda a informação relativa à amostra. As células estaminais são conservadas por um período de 25 anos e podem ser solicitadas em qualquer altura, através de requisição médica da amostra. 

PUB

PUB

PUB

PUB