Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Distrito de Castelo Branco marcou forte presença na Marcha em Defesa da Escola Pública

Castelo Branco esteve presente no passado sábado, dia 18, na Marcha em Defesa da Escola Pública, que contou com a presença de mais de 80 000 pessoas, oriundas de todas as regiões do país e que uniram vozes naquela que foi a maior iniciativa até hoje realizada em defesa da escola pública portuguesa. O desfile entre o Marquês de Pombal e o Largo do Rossio durou cerca de três horas.

  • Educação
  • Publicado: 2016-06-22 07:45
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Castelo Branco esteve presente no passado sábado, dia 18, na Marcha em Defesa da Escola Pública, que contou com a presença de mais de 80 000 pessoas, oriundas de todas as regiões do país e que uniram vozes naquela que foi a maior iniciativa até hoje realizada em defesa da escola pública portuguesa. O desfile entre o Marquês de Pombal e o Largo do Rossio durou cerca de três horas.

No decurso de um tempo em que Portugal, com destaque muito particular para o interior, “tem visto fechar, ano a ano, dezenas de escolas públicas, significando cada fecho mais um passo no caminho da desertificação, não deixa de ser paradoxal ver-se o Estado gastar os seus recursos no apoio a escolas privadas, em localidades em que existem escolas públicas, situadas quantas vezes na rua ao lado ou no passeio em frente”, refere o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco.

Unidos por uma mesma causa, os milhares de cidadãos, que participaram nesta Marcha encabeçada pelos principais subscritores da Petição, em nome individual ou em representação de associações de pais, sindicatos, autarcas, deputados, etc., fizeram uma afirmação de cidadania e foram a expressão clara de que os portugueses exigem o respeito pelo seu direito a uma Escola Pública de Qualidade, que o Estado tem o dever de apoiar, deixando em aberto o direito que todos têm de optar por outras vias, naturalmente a expensas suas.

Por entre a multidão, as expressões mais comuns eram os cartazes ou vozes eram as que afirmavam: "Escola Pública, sim! Privatização, Não!" ou "" Educação é um direito não é um negócio". Mas, as palavras de ordem mais ouvidas no Marquês de Pombal e durante o desfile e que voltaram a destacar-se nos momentos finais da jornada, no Rossio, foram:  "A Escola Pública é de todos!", continua o comunicado a que o Diário Digital teve acesso.

Esta Marcha que inundou Lisboa, contou com a presença de cerca de três centenas de cidadãos do distrito de Castelo Branco, que se deslocaram por meios próprios ou num dos quatro autocarros cedidos por Câmaras Municipais do distrito.

PUB

PUB

PUB

PUB