Castelo Branco: ETEPA com novos cursos e também com CEF's

“Ó Gente da Minha Escola” foi o nome da atividade dinamizada pela Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA), na 5ª-feira passada, dia 23.

  • Educação
  • Publicado: 2016-06-25 06:43
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

“Ó Gente da Minha Escola” foi o nome da atividade dinamizada pela Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA), na 5ª-feira passada, dia 23.

A apresentação da escola foi o objetivo desta atividade, que integrou uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos e vários testemunhos na primeira pessoa de atuais e antigos estudantes .

Apresentando-se como uma escola dinâmica e próxima dos alunos e das mais diversas entidades albicastrenses que ao longo dos anos têm colaborado na formação profissional dos jovens, a escola conta com uma oferta educativa cada vez mais vasta e abrangente. 

Aos já existentes cursos de Artes Gráficas, Animador Sociocultural, Serviços Jurídicos e Comunicação, marketing, relações públicas e publicidade, juntam-se os cursos de Auxiliar Protésico e Ótica Ocular. Estes cursos profissionais enquadram-se no nível IV, com atribuição de equivalência ao 12º ano.

Outra das novidades introduzidas é a disponibilização de Cursos de Educação e Formação (CEF) de nível II, os quais atribuem equivalência ao 9º ano de escolaridade. A ETEPA encontra-se a receber inscrições para o CEF de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade ou no CEF de Operador de Pré-impressão (Artes Gráficas).

A sessão de abertura foi conduzida pela Diretora Pedagógica, Cristina Granada que salientou as características humanas do trabalho levado a cabo pela instituição que dirige.

“Quando falo na ETEPA, quando falo na ACICB, quando falo em concelho de Castelo Branco, quando falo em educação e quando falo em ensino profissional, refiro-me a pessoas. E quando referimos estas instituições, assim como todos os nossos restantes parceiros que acolhem estudantes em formação em contexto de trabalho, estamos a referir pessoas”, indicou Cristina Granada que no decorrer da atividade manifestou o seu “agradecimento por toda a colaboração recebida e trabalho desempenhado por todas as instituições e pessoas envolvidas no processo de formação dos alunos da ETEPA”.

Em representação da ACICB - Associação Comercial e Empresarial da Beira Baixa esteve o Presidente da Assembleia Geral, Alfredo da Siva Correia. Para o dirigente, “os jovens precisam de se preparar bem para vida profissional e estes jovens alunos da ETEPA estão no ambiente ideal para essa preparação. A ETEPA não é um estabelecimento de ensino muito grande e por isso mesmo é uma família. Tem todas as condições para preparar bem os jovens”.  

Para além da presença de atuais e antigos alunos desta instituição, a atividade contou ainda com a presença e testemunho de várias entidades que, ao longo dos anos, têm colaborado com a escola através da disponibilização de formação em contexto de trabalho.

Cada uma das entidades partilhou com a plateia as experiências de receber nas suas instalações alunos formados na ETEPA, situação que, unanimemente, foi classificada de “muito positiva”. Outra das apreciações que mereceu destaque por parte destes parceiros foi a excelente preparação dos alunos que recebem para a realização de estágios, os quais sempre se mostram proativos e interessados na aprendizagem prática.

A atividade terminou com uma visita ao Cybercentro de Castelo Branco onde se encontra patente uma exposição de trabalhos realizados no decorrer de três módulos do Curso de Artes Gráficas, pelos alunos de 1º ano.

PUB

PUB

PUB

PUB