Covilhã: UBI estuda programa de exercício para mulheres que tiveram cancro da mama

MAMA_MOVE é a designação do programa de treino físico especificamente dirigido a mulheres que sofreram de cancro da mama que foi implementado por um estudante de mestrado da Universidade da Beira Interior (UBI). 

  • Educação
  • Publicado: 2016-07-02 08:05
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

MAMA_MOVE é a designação do programa de treino físico especificamente dirigido a mulheres que sofreram de cancro da mama que foi implementado por um estudante de mestrado da Universidade da Beira Interior (UBI). 

Pedro Antunes iniciou o projeto em dezembro do ano passado, no âmbito da investigação de 2.º Ciclo que está a realizar em Ciências do Desporto – variante de Exercícios e Saúde, e envolveu 18 participantes dos concelhos da Covilhã e Fundão, com idades compreendidas entre os 30 e os 70 anos.

A aplicação do programa, que vai prolongar-se por mais algumas semanas, destinou-se a atacar problemas como a fadiga, a diminuição da força muscular, da amplitude do movimento, da qualidade de vida, alteração da composição corporal, densidade óssea e capacidade aeróbia. Situações que são alguns dos efeitos secundários do tratamento do cancro.

“Todos os tratamentos provocam efeitos secundários. São muito benéficos para a taxa de sobrevivência, mas criam dificuldades como a fadiga, por exemplo. Ou seja, as pessoas sentem-se muito cansadas, mesmo a desempenhar atividades básicas como subir escadas”, explica Pedro Antunes.

Os treinos são compostos por exercícios de passadeira, bicicleta e um circuito preparado pelo estudante, em colaboração com o docente da Faculdade de Ciências da Saúde, José Moutinho, o orientador da dissertação. Após dois meses, as sessões trissemanárias com duração de uma hora apresentaram resultados positivos, salienta o estudante de 2.º Ciclo.

“Os dados da segunda avaliação – feita dois meses depois – mostram que há melhorias significativas em todos os parâmetros, como resultado do treino e da intensidade que definidos”, salienta Pedro Antunes, que desenvolveu o MAMA_MOVE, em parceria com o Centro Hospitalar da Cova da Beira.

O programa tinha a duração prevista de quatro meses, para recolha dos dados para a dissertação, mas o interesse demonstrado levou a que o treino continuasse. Vai decorrer enquanto as instalações do Departamento de Ciências do Desporto não encerrarem para o período de férias. Uma continuidade saudada pelo também licenciado pela UBI, que pretende alargar o projeto “a mais pessoas e com outros tipos de cancro”, conclui.

PUB

PUB

PUB

PUB