Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Politécnico de Castelo Branco atribui estatuto de ‘spin-off’ a empresa tecnológica

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai atribuir o estatuto de "spin-off IPCB" a uma empresa de base tecnológica cujos colaboradores são alunos formados ou finalistas da instituição.

  • Educação
  • Publicado: 2016-07-26 13:38
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) vai atribuir o estatuto de "spin-off IPCB" a uma empresa de base tecnológica cujos colaboradores são alunos formados ou finalistas da instituição.

"Com base no ‘Regulamento de empresas spin-off IPCB’, está em curso a concessão desse estatuto a uma empresa de base tecnológica (Allbesmart) que tem a sua génese associada ao conhecimento científico e tecnológico proporcionado pelo IPCB", salienta aquela instituição de ensino superior, em comunicado.

A Allbesmart, sediada no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco (CEI), teve a sua génese no desenvolvimento de soluções IoT (Internet of Things), com aplicação e resultados na gestão e operação das cidades e dos territórios.

As soluções são desenvolvidas à medida do cliente e integram eletrónica de sensores, telecomunicações, bases de dados georreferenciadas, computação na nuvem e aplicações para ‘smartphones’.

"A instituição [IPCB] vai continuar a incentivar o aparecimento de novas ‘spin-off' através do apoio às ideias inovadoras e à sua evolução para pequenos negócios, sendo fundamental garantir também o acompanhamento durante a fase de desenvolvimento de modo a garantir que a sobrevivência destas empresas é prolongada", sublinha o presidente do IPCB, Carlos Maia.

Este responsável recorda ainda que o aparecimento de ‘spin-off' pode contribuir para o crescimento da economia local.

A chancela "spin-off IPCB" procura dar destaque a todas as ideias de negócio que se tenham constituído ou que visem constituir-se como empresas e que derivem da capacidade de criação e produção de investigação e desenvolvimento (I&D) do IPCB.

A instituição adianta que tem já, em fase de estudo, a concessão desse estatuto a outras iniciativas empreendedoras.

"O IPCB pretende afirmar-se cada vez mais como instrumento de criação de riqueza e emprego através do fomento de novas iniciativas empresariais de cariz inovador", lê-se no documento.

PUB

PUB

PUB

PUB