Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: «Borboleta Branca» da ESALD distinguido no concurso Angelini University Award

O Projeto “Borboleta Branca” acaba de ser distinguido com o prémio de melhor apresentação (votado pelo público) e o 2.º lugar (votação do júri), de entre os 49 projetos a concurso na 7.ª edição do Concurso Angelini University Award.

  • Educação
  • Publicado: 2016-10-19 14:30
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O Projeto “Borboleta Branca” acaba de ser distinguido com o prémio de melhor apresentação (votado pelo público) e o 2.º lugar (votação do júri), de entre os 49 projetos a concurso na 7.ª edição do Concurso Angelini University Award.

O Projeto foi desenvolvido por cinco alunas da licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), Alexandra Nogueira, Ana Catarina Santos, Andrea Filipe, Mariana Santos e Stéphanie Bonito, sob orientação da Professora Ana Paula Sapeta,

O projeto Borboleta Branca é direcionado para os Cuidados Paliativos Pediátricos e tem como finalidade proporcionar meios e estratégias para contribuir para a qualidade de vida das crianças e das suas famílias e cuidadores. O projeto direciona a sua atenção não só para a criança, mas também para todos aqueles que lidam com ela, profissionais ou cuidadores.

O nome “Borboleta Branca” pretende simbolizar a liberdade, representada pelo voo da borboleta e pela sua simplicidade, e a serenidade, a calma e a paz simbolizadas pela cor branca. A realização do projeto contou com um estágio observacional no Instituto Português de Oncologia em Lisboa, que se revelou muito valioso para o seu desenho, garantindo vários patrocínios e “padrinhos” e contribuições de profissionais de diversas áreas, nomeadamente gestão, design e informática.

A participação nesta iniciativa surge no seguimento de uma apresentação realizada na ESALD pela Academia University Award AUA 15/16, com o objetivo de estimular os estudantes do ensino superior a criar um projeto destinado a doentes oncológicos, em situação de Cuidados Paliativos. O concurso consistia em diversas etapas: uma breve síntese e entrega dos projetos para a classificação, seleção dos 15 melhores projetos para as semifinais, passando os 5 melhores à final, onde seria atribuído um prémio ao 1.º e 2.º classificado.

A ESALD participou com dois grupos de alunos, um com alunas da Licenciatura em Enfermagem e outro composto por alunos do Mestrado de Cuidados Paliativos.

PUB

PUB

PUB

PUB