Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Docentes debatem desgaste profissional

A Escola Básica de São Domingos, na Covilhã, vai acolher sábado o debate “Desgaste Profissional Docente- causas, consequências e medidas a tomar”.

  • Educação
  • Publicado: 2016-10-25 11:07
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A Escola Básica de São Domingos, na Covilhã, vai acolher sábado o debate “Desgaste Profissional Docente- causas, consequências e medidas a tomar”.

A iniciativa, aberta a todos os professores interessados, começa às 9 horas e é organizada em parceria pela Beira Serra- Associação de Desenvolvimento, o Agrupamento de Escolas “A Lã e a Neve” e o Sindicato de Professores da Região Centro.

Está prevista a intervenção de Luis Maia, docente da Universidade da Beira Interior e Psicólogo Clínico com vasta experiência nos campos de Neuropsicologia e da Psicopedagogia, de Micaela Brás, Psicóloga especialista em Educação e em Psicologia Clínica e da Saúde e a participação de Anabela Sotaia, na função de Coordenadora Regional do SPRC.

O desgaste da profissão docente é reconhecido por numerosos estudos que indicam estar profundamente ligado às condições de trabalho que os professores enfrentam: carga horária excessiva, elevado número de alunos por turma, instabilidade laboral, situações de precariedade, desemprego, aliados à drástica redução de docentes preconizada por anteriores governos.

Pretende-se com esta conferência debater e analisar as causas que podem conduzir a situações de stress ou burnout, reconhecer os sinais de alerta, adotar atitudes de prevenção, e, caso necessário, dar a conhecer as respostas possíveis em termos de tratamento e acompanhamento.

Segundo o comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, “a Escola Pública deve continuar a afirmar-se pela qualidade e diversidade das suas respostas e, consequentemente, pelo bem-estar dos professores que nela trabalham, pelo que importa debater e partilhar esta temática”.

PUB

PUB

PUB

PUB