Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: UMS avalia hábitos alimentares dos alunos

Mais de cem alunos do 5º ao 9º ano do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca participaram numa ação de sensibilização promovida em conjunto pelo Agrupamento, o projeto CLDS 3G e a Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova.

  • Educação
  • Publicado: 2016-10-25 11:57
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Mais de cem alunos do 5º ao 9º ano do Agrupamento de Escolas Pedro da Fonseca participaram numa ação de sensibilização promovida em conjunto pelo Agrupamento, o projeto CLDS 3G e a Unidade Móvel de Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova.

O objetivo desta ação é, por um lado, promover estilos de vida saudáveis, que contribuam para uma melhor qualidade de vida e de saúde, mas também, por outro, perceber quais os hábitos alimentares dos mais novos, relacionando-os com os valores apresentados no Índice de Massa Corporal (IMC).

“Se queremos um concelho saudável temos que ter os nossos jovens ativos e conscientes das boas práticas que contribuem para a sua saúde e formação. Neste âmbito esta é mais uma iniciativa que vai ao encontro dos objetivos da Unidade Móvel e dos projetos educativos do Agrupamento de escolas e do Município”, salienta em comunicado enviado ao Diário Digital Castelo Branco, João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal .

Na prática, a UMS recolheu apenas dois dados sobre os alunos (peso e altura, para cálculo do IMC) e distribuiu um questionário – totalmente anónimo – sobre hábitos alimentares e outros hábitos. As perguntas realizadas incidiram, por exemplo, no número de refeições diárias e o local onde as fazem, no conteúdo do lanche a meio da manhã, na frequência com que ingere determinados alimentos e bebidas, se pratica exercício físico fora da escola ou se alguma vez fumou. Posteriormente, os dados recolhidos serão analisados estatisticamente permitindo perceber quais os hábitos alimentares associados a um baixo ou elevado IMC. Os resultados serão divulgados durante uma nova ação de sensibilização.

Através da análise do IMC, será possível perceber se os valores de cada aluno estão dentro dos parâmetros normais recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Podem ser identificadas situações de baixo peso ou de excesso de peso e, desta forma, tomar medidas corretivas que serão transmitidas de forma genérica aos alunos na próxima ação, tendo em conta que os dados foram recolhidos de forma anónima.

PUB

PUB

PUB

PUB