Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Afetos, sentimentos e emoções no AE Afonso de Paiva

O dia 14 de fevereiro é o Dia de S. Valentim, o corajoso bispo Valentim que celebrava casamentos às escondidas, contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. 

  • Educação
  • Publicado: 2017-02-24 07:34
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

O dia 14 de fevereiro é o Dia de S. Valentim, o corajoso bispo Valentim que celebrava casamentos às escondidas, contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. A Biblioteca do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva, não querendo deixar de assinalar esta data, dedicou a semana de 13 a 17 de fevereiro aos sentimentos e às emoções, partilhando afetos entre toda a comunidade escolar.

Conhecido também pelo Dia dos Namorados, esta data é uma oportunidade para reforçar a importância de sabermos amar no sentido mais amplo da palavra. Por isso, decidimos espalhar afetos pelos cerca de 100 alunos das turmas do 1.º ano das escolas básicas Afonso de Paiva, S. Tiago, Castelo e Mina, desfiando emoções e sentimentos em sessões de mediação leitora feita a partir da colorida história de Anna Llenas “O monstro das cores”. Os professores e alunos foram desafiados a explorar e a partilhar as suas emoções e sentimentos em jogos de pós-leitura, através de atividades de expressão artística, plástica e musical, com recurso ainda a outras linguagens, a gestual e a simbólica.

Nas escolas básicas de São Tiago e Mina, pais, encarregados de educação e amigos tiveram igualmente a oportunidade de assisitir a diversas atuações durante as quais foram entoadas canções dramatizadas que os alunos prepararam nas aulas das AEC de Expressão Musical e Expressão Dramática e Dança. Declamaram-se ainda frases e poesias alusivas ao tema, elaboraram-se painéis e realizaram-se sessões de animação de leitura, entre outras atividades que contaram com a participação dos pais.

Assim se viveu mais uma intensa Semana dos Afetos, que mereceu uma forte adesão da comunidade escolar, entre histórias e atividades de expressão plástica, musical e dramática, troca de mimos,  partilha de emoções, palavras e gestos de ternura. Uma semana especial repleta de afetos – tudo em nome do amor e dos sentimentos.

PUB

PUB

PUB

PUB