O edifício abandonado, a 1200 metros de altitude, no concelho da Covilhã, é uma obra emblemática da arquitetura em Portugal, assinada por Cottinelli Telmo nos anos 20, e agora remodelada por Souto de Moura.
As obras avaliadas em 13 milhões de euros vão arrancar no primeiro trimestre de 2011, “começando com algumas demolições, seguindo-se os trabalhos de construção lá para março”, descreveu Jorge Patrão.
O projeto inicial de Souto Moura para a reconversão do antigo sanatório “foi revisto” e a pousada vai ter “cerca 90 quartos, mais que os inicialmente previstos”, disse Jorge Patrão, acrescentando que o espaço vai ainda dispor de um spa.
O investimento total, que inclui ainda a transformação da zona envolvente, instalação de equipamentos e mobiliário, ascende a 19,6 milhões, apoiado a 70 por cento pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do Quadro Nacional de Referência Estratégico Nacional (QREN).
A gestão e a exploração da futura unidade de alojamento “ficarão a cargo do grupo Pestana Pousadas”.
Segundo Jorge Patrão, durante a fase de construção, ao longo de dois anos, deverão ser criados cerca de 100 postos de trabalho, sendo que, quando estiver em funcionamento, a unidade deverá criar 40 empregos.
“A Entidade Regional de Turismo da Serra da Estrela saúda esta prenda de Natal relativamente a uma obra há dez anos adiada”, sublinhou Jorge Patrão à Agência Lusa.
Aquele responsável acredita que, desta vez, “haverá um avanço definitivo da obra. Nunca tínhamos chegado a esta fase de adjudicação. Agora temos muito mais confiança”, destacou.
Acredita ainda que a obra vai “ajudar a continuar a qualificação da imagem do turismo na Serra da Estrela, com grandes unidades hoteleiras, com arquitetura de renome e viradas para a temática da água e natureza”.
© - Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Albinet