Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Unidade de Cuidados Continuados abre em maio

A Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, vai abrir em maio, o anúncio foi feito durante a sessão solene das comemorações dos 500 anos, no passado domingo.

 

  • Região
  • Publicado: 2014-02-16 19:31
  • Autor: Cristina Valente

A Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, vai abrir em maio, o anúncio foi feito durante a sessão solene das comemorações dos 500 anos, no passado domingo.

Este era um anseio de há muito, recorde-se que a unidade pronta à cerca de ano e meio esperava o aval do governo para poder começar a funcionar.

Estas coisas não acontecem quando a gente deseja, estivemos demasiado tempo à espera, foi um pouco penoso” confessa o provedor da Santa Casa de Castelo Branco, Manuel Cardoso Martins.

O facto de as instalações estarem prontas e não estarem a funcionar significava mensalmente um prejuízo avultado para a Instituição, que contraiu um empréstimo bancário de 2 milhões de euros, para a construção, “empréstimo que está a pagar, temos que o fazer em 15 anos, sem ter retorno e num período em que a conjuntura do país está muito difícil não tem sido fácil, mas estamos a cumprir” afirma Cardoso Martins provedor da Misericórdia.

Para o responsável o importante agora é a Unidade entrar em funcionamento.

Cardoso Martins adianta que agora, conhecida a data de abertura, a Santa Casa com os demais parceiros, Ministério da Saúde e Santa Casa da Misericórdia vão determinar qual será para já a capacidade inicial da unidade, “neste momento não posso adiantar quantas camas serão de média duração e quantas serão de longa duração, só para o final do mês esses dados estarão estabelecidos”.

Recorda-se que a unidade foi construída para 61 camas, mas é possível, que nesta primeira fase fiquem em funcionamento 51, “e depois com o tempo se chegará ao limite para que foi construída”.

A abertura da Unidade de Cuidados Continuados significa também a criação de postos de trabalho, “serão criados cerca de 30 novos postos de trabalho, haverá também a deslocalização de funcionários que já estão na instituição e disponíveis para ocupar lugares na nova unidade”.

PUB

PUB

PUB

PUB