Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Sertã: Estrada 238 cortada há dois meses reabre no final deste mês

A circulação na Estrada Regional (ER) 238 entre Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim, na Sertã, vai ser totalmente restabelecida no final deste mês de abril, informou a Ascendi, empresa concessionária da via.

  • Região
  • Publicado: 2014-04-17 07:38
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A circulação na Estrada Regional (ER) 238 entre Ferreira do Zêzere e Cernache do Bonjardim, na Sertã, vai ser totalmente restabelecida no final deste mês de abril, informou a Ascendi, empresa concessionária da via.

Aquele troço foi interditado à circulação automóvel há dois meses, no dia 13 de fevereiro, devido ao desmoronamento de uma barreira para a via que arrastou para a estrada toneladas de pedras e terra, tendo os autarcas da Sertã, desde então, feito notar às entidades competentes a importância da "rápida desobstrução".

O corte de trânsito no local obrigou a desvios de vários quilómetros, o que tem causado "grandes transtornos a todos aqueles que diariamente percorrem o referido circuito e elevados custos que têm prejudicado a economia local", reclamaram.

A empresa responsável pelos trabalhos de desobstrução da estrada, a Ascendi, em comunicado, informou no dia 27 de fevereiro que o desvio de tráfego e os trabalhos na limpeza e reposição das condições de segurança da ER 238 iriam demorar cerca de dois meses, prazo justificado com a "complexidade" da intervenção.

No dia 30 de março a circulação foi restabelecida parcialmente, com recurso a trânsito alternado.

Em resposta às questões colocadas pela agência Lusa, a Ascendi mantém a "previsão de reabertura da estrada (duas vias) no final de abril", apontando que a intervenção a decorrer na ER 238 é de "elevada complexidade", derivada das "condicionantes do local, das características geotécnicas dos terrenos afetados e da geometria dos taludes, o que impôs a necessidade de execução de trabalhos de reperfilamento dos taludes (alteração da sua inclinação) incluindo a sua consolidação, designadamente através da execução de algumas pregagens".

Relativamente aos meios mecânicos e humanos destacados para o local, a Ascendi referiu que os mesmos corresponderam ao "máximo de mobilização possível para trabalho na frente de trabalhos acessível em cada momento”.

PUB

PUB

PUB

PUB