Sertã: Cernache do Bonjardim celebra 2ª edição da Romaria São Nuno de Santa Maria

Nos próximos dias 26 e 27 deste mês, realiza-se em Cernache do Bonjardim a 2ª edição da Romaria São Nuno de Santa Maria, promovida pelo Município da Sertã e pela Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim.

  • Região
  • Publicado: 2014-04-18 07:01
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Nos próximos dias 26 e 27 deste mês, realiza-se em Cernache do Bonjardim a 2ª edição da Romaria São Nuno de Santa Maria, promovida pelo Município da Sertã e pela Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim.

Religião, Música e Teatro vão ser os pontos altos da romaria que pretende elevar a figura de Nuno Álvares Pereira.

O programa inicia-se dia 26, pelas 13h00, com a abertura do comércio tradicional até às 22h00 e animação nas artérias da vila com “Os Tambores de Casal da Madalena”, Rancho Folclórico de Pedrógão Pequeno, Grupo de Concertinas da Sertã, Grupo “Seca Adegas”, e Rancho Folclórico do Clube Bonjardim.  Às 18h00, no Centro Paroquial o Grupo de Teatro do IVS apresenta a peça “Auto da Barca do Inferno”. O concerto com o Padre Borga inicia-se às 22h00 no Seminário das Missões. No domingo, dia 27, cerca das 9h00 decorrerá a arruada com “Os Tambores de Casal da Madalena”. Cerca das 10h00, terá início o cortejo pelas artérias da vila de Cernache do Bonjardim, com a participação da Filarmónica União Sertaginense.

Às 11h30m realiza-se a Missa Campal no Seminário das Missões. A homilia será celebrada por D. Ximenes Belo.

A partir das 15h00, tem início o XXXI Festival de Folclore de Cernache do Bonjardim que encerrará as comemorações da Romaria São Nuno de Santa Maria.

Figura indelével da História de Portugal, Nuno Álvares Pereira nasceu em 1360, nos Paços do Bonjardim, em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã. Filho de D. Álvaro Gonçalves Pereira e Iria Gonçalves, Nuno Álvares Pereira foi nobre, guerreiro e carmelita e apoiou as pretensões de D. João Mestre de Avis (D. João I) à coroa, tendo desempenhado um papel decisivo durante a crise de 1383-1385: as vitórias nas batalhas de Atoleiros, Aljubarrota e Valverde garantiram a consolidação da independência portuguesa face ao reino de Castela.

PUB

PUB

PUB

PUB