Castelo Branco: USALBI promove ciclo de conferências “Saber com sabor a Verão”

Durante o mês de Julho a Associação Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através da USALBI (Universidade Sénior Albicastrense) realizou a atividade “Saber com Sabor a Verão”. 

  • Região
  • Publicado: 2014-07-31 17:22
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Durante o mês de Julho a Associação Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, através da USALBI (Universidade Sénior Albicastrense) realizou a atividade “Saber com Sabor a Verão”. Tratou-se de um ciclo de conferências que contou com 15 conferencistas com conhecimento comprovado nas mais diversas áreas, desde a área social, saúde, património arquitetónico, demografia, cultura e tradições, religião e ciência política.

O Saber com Sabor a Verão foi criado com três propósitos: o primeiro, foi expor o conhecimento científico e as boas práticas produzidas em Castelo Branco por albicastrenses, uns naturais e outros de adoção; o segundo, foi abrir novos canais de conhecimento para os alunos da USALBI e também para a comunidade albicastrense, uma vez que esta atividade esteve aberta a toda comunidade concelhia; o terceiro, foi criar novas rotinas no mês de Julho junto dos cidadãos seniores e assim promover o diálogo, a amizade, o conhecimento e estimular o debate sobre os mais variados temas.

Estes propósitos foram amplamente alcançados: todas as conferências tiveram uma assistência considerável, com uma média de 65 pessoas por sessão e ascendendo a cerca de 850 presenças. A aprendizagem foi mútua, dado que a troca de ideias e de conhecimentos entre os oradores e quem assistiu foi evidente. Reconhecidamente, a Direção da Associação agradece os valiosos contributos e a total disponibilidade dos conferencistas, assim como aos participantes, e ao seu inestimável interesse demonstrado.

Um dos pontos altos do Saber com Sabor a Verão foi no dia 24 de Julho, um encontro geracional com sentimento, onde o A.T.L. Vida a Cores da Associação Amato Lusitano, antecipou o dia dos avós (este comemorado a 26 de Julho) e entregou aos avós que se encontravam na conferência um presente criado, reciclado e elaborado por todas as crianças e jovens deste A.T.L., gerando momentos muito emotivos.

O Saber com Sabor a Verão orientou-se pelos valores constituídos pela USALBI (presente em Castelo Branco desde 2005, e atualmente contando com cerca de 600 alunos), com uma aposta clara no envelhecimento ativo e na qualidade de vida, os quais só podem ser realizáveis se houver conhecimento e atividade física e mental que permita um espirito crítico e que assim promova uma maior autonomia e independência dos seniores albicastrenses.

Devido ao sucesso desta atividade, a mesma foi sujeita a avaliação para aferir o grau de satisfação e expetativas dos presentes, assim como para reunir contributos de melhoria, no sentido de, e já a partir deste ano, a mesma passar a ser instituída no período de verão, após a análise das respostas aos questionários efetuados pelos participantes, indo cada vez mais ao encontro das expetativas futuras dos nossos cidadãos seniores albicastrenses. A Associação Amato Lusitano através da USALBI irá continuar a servir a comunidade sénior albicastrense e contribuir para uma comunidade mais dinâmica e solidária.

PUB

PUB

PUB

PUB