Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: ASAE fiscalizou 19.241 operadores económicos no 1º semestre do ano

O inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) disse  esta 5ª-feira, em Castelo Branco, que no primeiro semestre de 2014 foram fiscalizados 19.241 operadores económicos, instaurados 3.319 processos de contraordenação e 511 processos-crime.

  • Região
  • Publicado: 2014-08-21 16:41
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) disse  esta 5ª-feira, em Castelo Branco, que no primeiro semestre de 2014 foram fiscalizados 19.241 operadores económicos, instaurados 3.319 processos de contraordenação e 511 processos-crime.

Pedro Gaspar deixou uma palavra de "regozijo" pelos resultados operacionais obtidos pela ASAE no primeiro semestre de 2014, que corporizam as orientações traçadas pelo Governo.

"Deixo um cumprimento especial a todos, uma vez que a ação da ASAE não se esgotará apenas na parte operacional, mas também na parte logística, processual e inspetiva, no conjunto dos seus 500 funcionários", disse o inspetor-geral, em Castelo Branco, durante a apresentação dos resultados obtidos pela organização, cerimónia na qual esteve presente o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias.

O inspetor-geral da ASAE realçou o valor total das apreensões, que atingiu os 10,7 milhões de euros.

Sublinhou que no campo da segurança alimentar foram obtidas "algumas melhorias", sendo que a taxa de incumprimento "baixou ligeiramente" em 2014, para os 22%, quando no período homólogo de 2013 foi de 24%.

Na área da segurança alimentar, foram fiscalizados no primeiro semestre do ano 9.099 operadores, sendo que as apreensões efetuadas pela ASAE correspondem a um valor total de 684.853 euros.

Os produtos que mereceram "maior preocupação" por parte da ASAE foi o pescado, onde uma das infrações mais correntes, segundo Pedro Gaspar, "é vender-se gato por lebre", e o vinho "que sofre muita adulteração".

Na atividade laboratorial, a ASAE aumentou o número de clientes em 78% relativamente a 2013.

Pedro Gaspar realçou que os resultados expressos "são muito significativos" em relação aos obtidos no período homólogo de 2013.

O responsável da ASAE justificou os resultados com a alteração da própria lógica de atuação da organização.

"Atuamos muito direcionados à parte da produção e da grande distribuição e reduzimos a intervenção ao nível do retalho e da distribuição de rua, ou seja, invertemos a lógica da atuação inspetiva e operacional", adiantou.

A ASAE deslocalizou a fiscalização para as fábricas ilegais e para os grandes centros de distribuição, no caso dos produtos importados.

"Daí se atingir um valor [de apreensões] seis vezes superior" no primeiro semestre de 2014, em relação a 2013.

PUB

PUB

PUB

PUB