Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Espaço Business Innovation promove parcerias entre agentes de inovação

A Associação Empresarial da Beira Baixa (NERCAB)  o Espaço Business Innovation, uma iniciativa da AIP - Associação Industrial Portuguesa.

  • Região
  • Publicado: 2014-10-17 09:31
  • Autor: Cristina Valente

A Associação Empresarial da Beira Baixa (NERCAB)  o Espaço Business Innovation, uma iniciativa da AIP - Associação Industrial Portuguesa.

Com a organização dos eventos Business Innovation a AIP pretende proporcionar, ao nível das regiões Centro e Alentejo, o ambiente propicio à criação de parcerias entre os diversos agentes de inovaçãoagentes esses que foram identificados em momentos anteriores da execução do Projeto “Redes de Inovação”.

O estabelecimento de redes entre os diversos atores que atuam no âmbito da inovação, nomeadamente os oriundos do Sistema Cientifico e Tecnológico (Universidade, Politécnicos, Centros de Investigação), e as empresas e os empresários que querem arriscar e apostar na sua ideia, em estreita articulação com incubadoras, área do financiamento e associações empresariais, entre outros agentes, revela-se fundamental para o crescimento deste fator de competividade, inovação empresarial. Pretende-se deste modo criar uma montra tecnológica de promoção da inovação.

Estes espaços Business Innovation têm, como objetivo último, para além da sensibilização para a importância da inovação, o estreitamento das distâncias eventualmente existentes, ou as que ainda persistem, entre a oferta da inovação e a procura de soluções inovadoras por parte das empresas potencialmente interessadas.

Tratam-se, assim, de espaços privilegiados para a recolha e o debate de ideias com potencial para se transformarem em propostas que respondam às necessidades das empresas, com impacto na economia das regiões.

Na sessão de abertura do evento em Castelo Branco, esteve a diretora geral da AIP Norma Rodrigues, que explicou que o projeto tem seis eixos de intervenção "inovação, cooperação, financiamento, empreendedorismo, internacionalização e as qualificações". respondam às necessidades das empresas, com impacto na economia das regiões.

Na sessão de abertura do evento em Castelo Branco, esteve a diretora geral da AIP Norma Rodrigues, que lembrou que Portugal em 2014 foi dos países que mais cresceu em inovação, "o desejo é que este processo de evolução por parte do tecido empresarial e da envolvente facilite processos de inovação para que as nossas empresas possam ser competitivas e gerar mais emprego".

Arnaldo Brás, vice-presidente da autarquia albicastrense, lembrou que a autarquia tem estado atenta e que facilitou o aparecimento de espaços, como o CATAA e o INOVCLUSTER.

António Trigueiros de Aragão, presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), lembrou que hoje a palavra "inovar" faz parte do quotidiano e o empresário está sempre a inovar, "para diferenciar tanto um processo produtivo, para termos economias de escala, para termos menos custos, para criarmos um novo produto, há muita forma de inovar".

Para o presidente da AEBB o Espaço Business Innovation, é um ótimo espaço para o "enriquecimento do conhecimento".

PUB

PUB

PUB

PUB