Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Proença-a-Nova: Ordem dos Engenheiros visita hoje Parque Eólico do Pinhal Interior

Esta quinta-feira, chega de Lisboa, um grupo de cerca de 40 membros da Ordem dos Engenheiros, liderado pelo Presidente do Conselho Directivo da Região Sul, Carlos Mineiro Aires, que efectuará, a convite da Administração da GENERG SGPS uma visita técnica ao Parque Eólico do Pinhal Interior.

  • Região
  • Publicado: 2014-10-30 06:41
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Esta quinta-feira, chega de Lisboa, um grupo de cerca de 40 membros da Ordem dos Engenheiros, liderado pelo Presidente do Conselho Directivo da Região Sul, Carlos Mineiro Aires, que efectuará, a convite da Administração da GENERG SGPS uma visita técnica ao Parque Eólico do Pinhal Interior.

Este parque estende-se por 4 concelhos: Proença-a-Nova, Oleiros, Sertã e Vila Velha de Ródão, estando equipado com 63 turbinas, com uma potência total de 144MW. Este empreendimento converteu os concelhos abrangidos em significativos exportadores líquidos de energia renovável. Trata-se do maior parque eólico da GENERG e também um dos maiores do país.

Esta delegação de engenheiros, depois da visita ao parque, almoçará em Proença-a-Nova a convite do Presidente da Câmara, João Paulo Catarino, estando igualmente presentes outros ex-autarcas que acompanharam as diversas fases  da construção deste importante empreendimento para a Região Beirã.

 

O Grupo GENERG

Fundado em 1988 o Grupo GENERG reúne um conjunto de empresas do sector da produção de electricidade pela via renovável, que tem em funcionamento, um portfolio de 436,4 MW eólicos; 33,2 MW hídricos e 18 MW solares fotovoltaicos

O Grupo participa também no Projecto ENEOP que íntegra a instalação de parques eólicos num total de 1200 MW de potência (dos quais 20% GENERG), a par, ainda, da instalação, em Portugal, de unidades industriais com as mais avançadas tecnologias, com vocação exportadora, para o fabrico de turbinas eólicas, igualmente destinadas a equipar os parques incluídos no projecto.

O Grupo GENERG reúne um conjunto de empresas que têm por missão a construção e exploração de aproveitamentos de produção de electricidade a partir de fontes renováveis, valorizando recursos endógenos nacionais, tendo inscrito na abordagem estratégica da sua missão:

- o apoio à concretização das metas comunitárias relativas à produção nacional de energias renováveis;

- o apoio ao Desenvolvimento Regional;

- o apoio ao Desenvolvimento Industrial;

- um compromisso firme com critérios ambientais exigentes.

 

Para o seu desenvolvimento a GENERG, desde bem cedo atribuiu alta prioridade á estruturação da sua capacidade técnica, com a constituição de equipas multidisciplinares abrangendo as diversas especialidades de engenharia presentes nos seus projectos, como também as dimensões do financiamento e jurídicas, num total de 68 colaboradores.

A GENERG tem como accionistas a LUSENERG (57,5%) empresa pertencente ao FUNDO NOVENERGIA e o NATIONAL POWER INTERNATIONAL HOLDINGS, BV (42,5%).

A GENERG produz actualmente cerca de 2,3% da electricidade consumida em Portugal o equivalente ao consumo doméstico de cerca de 1milhão de habitantes. A GENERG possui o seu Sistema de Gestão Ambiental certificado pela norma ISO 14.001.

PUB

PUB

PUB

PUB