Castelo Branco: Simulacro testa Escola Cidade de Castelo Branco para situações de emergência

A PSP de Castelo Branco, realizou na passada terça-feira um simulacro de ameaça de bomba na Escola Cidade de Castelo Branco. Segundo o comandante Distrital da PSP, José Leonardo, o exercício "decorreu de forma muito positiva, não se tendo registado quaisquer incidentes ou acidentes pessoais".

  • Região
  • Publicado: 2014-11-27 06:46
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

A PSP de Castelo Branco, realizou na passada terça-feira um simulacro de ameaça de bomba na Escola Cidade de Castelo Branco.

Segundo o comandante Distrital da PSP, José Leonardo, o exercício "decorreu de forma muito positiva, não se tendo registado quaisquer incidentes ou acidentes pessoais".

Este exercício permitiu verificar que a comunidade escolar daquele estabelecimento de ensino está preparada para enfrentar situações de emergência, "já que os processos de evacuação, desde o início do soar de alarme até ao final da chegada ao ponto de reunião decorreram de acordo com as normas, sem quaisquer percalços e num período de tempo muito curto".

Para António Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas Nun' Alvares, ao qual pertence a escola, este exercício foi mais um, importante para testar a segurança da escola, "este tipo de exercício não é muito comum, mas para nós é importante testar até que ponto é que funcionários, professores e alunos reagem a uma ameaça seja ela de que natureza for, e se são cumpridos os procedimentos que estão previamente definidos no plano de emergência".

Neste exercício as equipas de Inativação de Engenhos Explosivos e Segurança em Subsolo da PSP, puderam igualmente testar os seus procedimentos técnicos, tendo o processo de inativação do dispositivo de teste sido efetuado com total sucesso.

No final, foi efetuada uma demonstração para os jovens alunos se aperceberem do impacto da detonação controlada de uma pequena quantidade de produto explosivo, no seguimento dos conselhos que lhes foram transmitidos durante o período de espera pela equipa  da escola Segura.

o exercício contou com o apoio da Proteção Civil, que supervisionou os procedimentos de evacuação do estabelecimento de ensino.

PUB

PUB

PUB

PUB