Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vila Velha de Rodão: Município aderiu ao projeto "Economia Cívica"

Esta 4ª-feira passada, dia 25, realizou-se, no Fundão, a cerimónia pública de assinatura do Acordo de constituição da Associação para a Economia Cívica Portugal.

  • Região
  • Publicado: 2015-02-28 09:02
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco

Esta 4ª-feira passada, dia 25, realizou-se, no Fundão, a cerimónia pública de assinatura do Acordo de constituição da Associação para a Economia Cívica Portugal.

Na cerimónia foi apresentada a Iniciativa para a Economia Cívica e assinado o acordo de adesão do Município de Vila Velha de Ródão ao Consórcio, passando a integrar a lista dos membros fundadores da Associação para a Economia Cívica Portugal, juntamente com as Câmaras Municipais de Bragança, de Campo Maior, do Fundão, de Idanha-a-Nova, de Gondomar, de Gouveia, da Lousã, de Vila Real, a Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e a Vieira de Almeida & Associados.

Vila Velha de Ródão ao integrar este consórcio, abraça a missão de envolver instituições e empresas locais que possam ter uma palavra a dizer sobre o futuro do concelho. Estas empresas e instituições farão parte da Rede de Comunidades para a Economia Cívica locais, a constituir em cada um dos municípios aderentes.

Vários objetivos estão delineados, colocando um especial enfoque no combate ao desemprego jovem, na redução do abandono escolar, no combate à baixa densidade populacional, entre outras ações especialmente vocacionadas para os concelhos do interior do país. De acordo com os promotores, um importante desafio é manter os jovens residentes, “dar-lhes esperança", e atrair os de fora, através de programas que dinamizem o tecido económico e empresarial da região.

O consórcio para a economia cívica pretende envolver toda a sociedade, alinhando o interesse público com o interesse privado, através de um programa de trabalho com as comunidades locais, promovendo a inovação social e a mudança de paradigma na resposta aos desafios do desenvolvimento integrado e sustentável, aplicando os recursos de maneira diferente, olhando para os problemas localmente.

Com a integração neste consórcio, Vila Velha de Ródão pretende reunir condições para apoiar projetos de inovação e empreendedorismo, nomeadamente na área social. 

PUB

PUB

PUB

PUB